Manaus, 02/10/2022

Geral

Feira de Agronegócios termina hoje (21/08)

Feira de Agronegócios termina hoje (21/08)
21/08/2022 09h00

Com 90 estandes e mais de 30 atividades voltadas ao empreendedorismo no campo, a 2ª Feira de Agronegócios teve início quinta-feira, 18/8, e vai até domingo, 21/8, na Fazenda Santa Rosa, em Iranduba, com programação rica em oportunidades na zona rural. Em alta no Amazonas, a adoção de novas tecnologias para geração de energia renovável é tema de três oficinas do evento.

Enquanto o Brasil teve alta de 55% na produção de energia solar em 2021, na comparação com o ano anterior, o Amazonas cresceu 132% no mesmo período. De acordo com dados do Sistema de Informações Energéticas do Ministério de Minas e Energia, foram produzidos 40,04 gigawatt-hora no estado a partir do sol, um número ainda tímido em escala nacional, mas com evidente tendência de alta. Fator de oportunidades, em especial no agronegócio.

E a ‘Energia renovável para o meio rural’ foi o tema da oficina apresentada pelo representante do Instituto Energia e Desenvolvimento Sustentável (Inedes), pós-doutor em planejamento de sistemas energéticos e professor da Ufam, Rubem Souza. Ele compartilhou informações sobre tecnologias já disponíveis para uso.

“Falamos sobre recursos hídricos, biomassa – através de biodigestor –, gaseificação, produção de biocombustíveis – que já é de porte maior e mais complexo – e também soluções para quem está no meio rural, que ainda se valem de fornos a lenha, soluções locais de fogões mais eficientes de fornos para farinha, que conseguem reduzir em 70% o consumo de lenha”, destacou.

Já a oficina ‘Biogás, uma solução energética para a Amazônia’, ministrada pelo engenheiro eletricista com especialização em fontes alternativas e renováveis de energia do Inedes, Aureo Matos, apresenta neste sábado, 20/8, uma solução simples e econômica para geração de energia no campo. “A gente quer agregar ao produtor que tomou a decisão de entrar nessa área de pecuária, que é possível gerar energia a partir da utilização dos dejetos desses animais”, ressaltou.

Na abertura oficial do evento, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Amazonas, Muni Lourenço, destacou o papel das novas tecnologias no agro. “Nosso país, hoje, é uma grande potência na produção de alimentos para o mundo inteiro, e, para isso, o ponto importante foi a adoção de novas tecnologias. Essa é a proposta da Feira de Agronegócios”, destacou.

A 2ª Feira de Agronegócios é uma realização da Fazenda Santa Rosa com apoio do Sebrae Amazonas, Prefeitura de Iranduba, Governo do Amazonas e Sistema Federação da Agricultura e Pecuária (Faea), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Fundo de Defesa Agropecuária (Fundepec). 

O acesso à Fazenda Santa Rosa, na zona rural de Iranduba, é pelo quilômetro 12 da Rodovia AM-070, através do Ramal do Caldeirão, no quilômetro 5. Para mais informações, o interessado deve entrar em contato telefônico através do número 0800-750-0800. 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.