Manaus, 03/05/2024

Cidade

FESTIVAL ATÉ O TUCUPI 2019 ACONTECE NA PRÓXIMA SEMANA

FESTIVAL ATÉ O TUCUPI 2019 ACONTECE NA PRÓXIMA SEMANA
13/11/2019 11h58

Shows, oficinas, rodas de conversa, ocupações, mostras de música e audiovisual e outras atividades artísticas e culturais vão marcar o Festival Até o Tucupi de Artes Integradas, que chega à sua 13ª edição na próxima semana, de 20 a 23/11, em diversos pontos de Manaus. A programação do festival é totalmente gratuita. O evento é realizado pelo Coletivo Difusão e conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio do Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2018.

Mais uma vez, o Até o Tucupi enfatiza em sua programação questões raciais, em lembrança ao Dia da Consciência Negra e às lutas da população negra. O show de abertura, no dia 20/11, a partir das 20h, levará ao palco do Teatro Amazonas jovens artistas negros da cidade de Manaus e da região Norte, alguns se apresentando nesse palco pela primeira vez.

A programação inicia com show coletivo dos artistas Ian Lecter, Karen Francis, Kurt Sutil, Lua Negra, Anna Suav & Bruna BG (PA) e DJ Naty Veiga. O evento ainda conta com o lançamento do EP “Fruto do Bem”, da cantora e compositora Jéssica Stephens, que, apesar de roraimense, estabeleceu sua carreira musical em Manaus e hoje reside em São Paulo, onde aposta em seu trabalho. O festival segue, até o dia 23/11, com a realização da Mostra de Música e outras atividades artísticas.

Reflexão e formação

Refletindo sobre as artes e o papel transformador da cultura, o Festival também se integra a ações e projetos que acontecem na cidade. Um deles é o evento “Filochoppando”, que acontece toda terça-feira, na Vila Vagalume, e que, no dia 19/11, como um “esquenta” do Até o Tucupi, recebe a roda de conversas “Encontro da Música: Nova Cena Nova – Mídia e Difusão”, a partir das 20h, com mediação da cantora e produtora do Festival Até o Tucupi, Elisa Maia, num bate-papo sobre novas narrativas possíveis, assessoria de imprensa e mídias sociais, e comunicação em tempos de “cancelamento”.

A roda já tem debatedores confirmados: Rosiel Mendonça (jornalista e agente cultural), Viktor Judah (produtor musical e músico da banda República Popular), Anna Suav (cantora, compositora e jornalista) e o site Viva Manaus (portal da Prefeitura de Manaus que cobre pautas de cultura).

Já no dia 21/11, o Coletivo Difusão apresenta a quarta edição do projeto “Difusão na Escola _ Consciência Negra”, na Escola Municipal Professora Sônia Maria da Silva Barbosa, nos turnos da manhã e da tarde, com exibição de filmes e roda de conversa sobre temáticas raciais e apresentações artísticas. Ainda nos dias 21 e 22, acontecem as oficinas “Vivências em comunicação de festivais independentes”, facilitada pela artista e jornalista Anna Suav, e “Vivências em produção de festivais independentes”, facilitada pelas produtoras Elisa Maia e Michelle Andrews.

Mostra de Música

A já tradicional Mostra de Música encerra a programação do Festival, no dia 23/11, com a participação de mais de dez artistas do Amazonas, Pará e São Paulo. As apresentações começam a partir das 16h, se dividindo entre a arena aberta e a área coberta do Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona Norte de Manaus.

Com forte presença de mulheres no lineup, o Festival Até o Tucupi propõe a paridade de gêneros nos palcos e destaca a presença das artistas Karen Francis, Renata Martins, a banda Pacato Plutão, que tem a cantora Cynara Lima nos vocais, além de conexão com a região Norte, com show da dupla de rappers Anna Suav & Bruna BG, ambas com trabalhos consolidados na cidade de Belém/PA, e que convidam ainda as rappers amazonenses Lary Go & Strela e Catarina.

O rock também tem presença garantida, em vertentes que vão do indie, passam pelo hardcore e o grunge, com as bandas Líbito, Alderia e a própria Pacato Plutão.

O cenário rap mostra porque é um fenômeno de players no YouTube e outras plataformas digitais, além de se manter como headliner de grandes festivais pelo Brasil e, em Manaus, não seria diferente. Além das artistas de Belém, Anna Suav & Bruna BG, os amazonenses Ian Lecter e a banca Aposse92 – coletivo que reúne os rappers Kurt Sutil, Do Carmo, Jhonatan UE e Ligeirinho AM -, o Festival Até o Tucupi traz pela primeira vez à cidade o rapper paulista Raffa Moreira (autointitulado Aka BC Raffa), consolidado como ícone do subgênero trap e fenômeno de hits como “Bro, faz sol”, “10K” e a recente e controversa “Fah Fah Fah”. Os artistas deverão promover uma grande celebração do estilo, exatamente na zona Norte, berço do rap amazonense.

Até o Tucupi

O Festival Até o Tucupi de Artes Integradas é realizado pelo Coletivo Difusão e teve seu projeto contemplado pelo Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2018, da Prefeitura de Manaus. Nesta edição, o evento também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC) e Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas). Também são parceiros do Festival o projeto Viva Melhor Sabendo Jovem Manaus e a Feira Urbana de Alternativas (Fuá). O projeto ainda integra a Semana de Juventude Manaus 2019.

O acesso é gratuito em todas atividades da programação.

Programação

19/11 (terça-feira)

20h – Esquenta Até o Tucupi: “Encontro da Música: Nova Cena Nova – Mídia e Difusão”
Mediação: Elisa Maia
Debatedores: Rosiel Mendonça, Anna Suav, Viktor Judah, Viva Manaus
Roda de conversas sobre novas narrativas possíveis, assessoria de imprensa e mídias sociais e comunicação em tempos de ‘cancelamento’.
Local: Vila Vagalume (Filochoppando) – Av. Fernão Dias Paes Leme, 80, Dom Pedro
Entrada gratuita

20/11 (quarta-feira)

20h – Abertura do Festival Até o Tucupi 2019 – Dia da Consciência Negra
Local: Teatro Amazonas – Largo São Sebastião, Centro
Atrações:
20h às 20h40 – Drops Até o Tucupi de Negritude, com Karen Francis, Anna Suav & Bruna BG, Ian Lecter, Kurt Sutil, Lua Negra e DJ Naty Veiga
21h às 21h40 – Jéssica Stephens, com show de lançamento do EP “Fruto do Bem”
Entrada gratuita

21/11 (quinta-feira)

8h às 17h – Difusão na Escola “Consciência Negra”: exibição de filmes, roda de conversas, shows musicais
Local: Escola Municipal Professora Sônia Maria da Silva Barbosa – Rua Monte Sião, s/n, Cidade de Deus
Hora: turnos matutino e vespertino
Entrada gratuita

19h às 21h – Oficina ‘Vivência em comunicação de festivais independentes’
Facilitadora: Anna Suav
Local: Coletivo Difusão
Acesso: Gratuito, com vagas limitadas a 20 pessoas (inscrições online)

22/11 (sexta-feira)

14h às 20h – Ocupação no Difusão – Ações de formação e artística, roda de conversa, #MobilizaCultura
Local: Sede do Coletivo Difusão – Rua Joaquim Nabuco, 2092 (altos), Centro
Entrada gratuita

19h às 21h – Oficina “Vivência em produção de festivais independentes”
Facilitadoras: Elisa Maia e Michelle Andrews
Local: Sede do Coletivo Difusão – Rua Joaquim Nabuco, 2092 (altos), Centro
Acesso: Gratuito, com vagas limitadas a 20 pessoas (inscrições online)

23/11 (sábado)

14h – Mostra Audiovisual e roda de conversas
Local: Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (Cine Teatro) – Rua Gandú, 119, Cidade Nova
Filmes: ainda a definir
Debatedores: ainda a definir
Entrada gratuita

16h às 22h – Mostra de Música
Local: Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (Arena Aberta e Área de Coberta) – Rua Gandú, 119, Cidade Nova
Atrações: Renata Martins, Trialis, Karen Francis, Lua Negra, Líbito, Alderia, Aposse92, Pacato Plutão, Anna Suav & Bruna BG (PA), Ian Lecter, Raffa Moreira (SP)
Entrada gratuita

*Com informações de assessoria)

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.