Manaus, 01/05/2024

Cidade

FESTIVAL ATÉ O TUCUPI REÚNE SHOWS E AÇÕES DE PREVENÇÃO A HIV/AIDS

Orquestra-Puxirum_Divulgação3
Orquestra-Puxirum_Divulgação3
12/12/2018 09h00

De 12 a 15/12, o Festival Até o Tucupi de Artes Integradas chega a sua 13ª edição em Manaus, desta vez com o tema “Viva Melhor Sabendo Jovem”, engrossando as mobilizações do Dia Mundial de Luta Contra a Aids e promovendo ações e espaços de diálogo e reflexões sobre a prevenção combinada do HIV/AIDS. Na programação, estão atividades artísticas, de formação e debates em três espaços da cidade (Casa das Artes, Escola Superior de Ciências da Saúde – ESA/UEA e Praça Heliodoro Balbi), em parceria com agentes atuantes na pauta da prevenção.

Entre os dias 12 e 14, acontecem oficinas e painéis, além de cineclube, e, no dia 15, o encerramento do festival apresenta a já tradicional Mostra de Música, que vai contar com dez shows que apresentam o que há de novo e potente na música manauara. A Mostra de Música acontecerá na Praça Heliodoro Balbi, mais conhecida como Praça da Polícia, bem no Centro da cidade. No dia 15, desde as 14h, também estão previstas intervenções artísticas com foco na prevenção combinada e posto de testagem rápida do HIV/AIDS, com profissionais e voluntários do projeto Viva Melhor Sabendo Jovem – Manaus, que estarão mobilizados na Praça da Polícia.

O Festival Até o Tucupi é uma realização do Coletivo Difusão e tem apoio da Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), além de apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). O projeto ainda integra a Semana de Juventude Manaus 2018.

Reflexão e formação

Entendendo a importância da pauta da prevenção do HIV/AIDS para o público jovem, o festival vai contar com a participação de agentes que atuam no tema em painéis e oficinas, como os educadores e ativistas Gabriel Mota, Ephraim Lisboa e Felipe Pinheiro, além da produtora cultural Michelle Andrews e a assistente social Marklise Santos. Os agentes facilitarão atividades como ‘Prevenção combinada na internet’, ‘PrEP no contexto da prevenção combinada’, ‘Valorização da identidade amazonense na prevenção’ e ‘Vulnerabilidade, gênero e HIV’.

Ainda sobre o tema, acontecerá também o Cine Positivo, cineclube que durante todo o ano de 2018 se dedicou ao tema, com exibição de obras audiovisuais sobre a temática e roda de conversa pós-exibição.

A cantora/produtora cultural Elisa Maia também vai ministrar a oficina “Iniciativas de mulheres nas artes: a potência da coletividade”, com foco no planejamento de novas iniciativas coletivas de mulheres nas artes, na cultura, como forma de desenvolver trabalhos e gerar sustentabilidade. Todas as atividades de formação são gratuitas, livres e abertas ao público em geral.

Mostra de Música

Já no dia 14, a Mostra de Música encerra o Festival Até o Tucupi 2018, intercalando apresentações nos dois coretos da Praça Heliodoro Balbi, no Centro. Os artistas foram selecionados através de inscrições online que passaram por uma curadoria. Os shows iniciam às 17h e vão até às 22h, com apresentações de Catarina, Lucas Passos, Kely Guimarães, Rolamento Atômico, Elisa Maia & Karen Francis, Marcelo Ipanema & O Izunomê, Caboclo Sound, Casa de Caba, Lary Go & Strela e Orquestra Puxirum.

A entrada é gratuita em todas atividades da programação.

Programação

12/12 (quarta-feira)

19h às 21h – Oficina ‘Iniciativas de mulheres nas artes: a potência da coletividade’, com Elisa Maia
Local: Casa das Artes – Largo de São Sebastião, Centro

13/12 (quinta-feira)

18h – Painel ‘Prevenção combinada no YouTube’, com Felipe Pinheiro e Ephraim Lisboa
Local: Casa das Artes – Largo de São Sebastião, Centro

20h – Cine Positivo (exibição de filme sobre Prevenção do HIV), com mediação de Michelle Andrews
Local: Casa das Artes – Largo de São Sebastião, Centro

14/12 (sexta-feira)

14h às 16h – Oficina ‘PrEP no contexto da Prevenção Combinada: como combinar?’, com Gabriel Mota (Educador de Pares ImPrEP)
Local: Auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA) – Av. Carvalho Leal, 1777, Cachoeirinha

17h – Painel ‘Valorização da identidade amazonense na prevenção’, com Gabriel Mota e Ephraim Lisboa
Local: Auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA) – Av. Carvalho Leal, 1777, Cachoeirinha

18h – Painel ‘Vulnerabilidade, gênero e HIV’, com Marklize Santos e Ephraim Lisboa
Local: Auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA) – Av. Carvalho Leal, 1777, Cachoeirinha

15/12 (sábado)

Encerramento do Festival Até o Tucupi 2018
Local: Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), Centro

14h às 20h – Teste rápido de HIV (Projeto Viva Melhor Sabendo Jovem)

17h às 22h – Mostra de Música

17h – Catarina
17h30h – Lucas Passos
18h – Kely Guimarães
18h30 – Rolamento Atômico
19h – Elisa Maia & Karen Francis
19h30 – Marcelo Ipanema & O Izunomê
20h – Caboclo Sound
20h30 – Casa de Caba
21h – Lary Go & Strela
21h30 – Orquestra Puxirum

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.