Manaus, 30/01/2023

Geral

Fundadora da “Ong Oba Bicho Amado” alerta sobre prejuízos de fogos para a saúde dos animais

Fundadora da “Ong Oba Bicho Amado” alerta sobre prejuízos de fogos para a saúde dos animais
24/01/2023 11h00

O cachorrinho Barbudinho é morador do sítio da Ong Oba Bicho Amado, localizado na zona rural de Rio Preto da Eva. Durante os festejos de ano novo, enquanto moradores locais soltavam fogos, o animal se assustou e conseguiu pular o portão fugindo do local. Durante a fulga ele foi atropelado, fraturando as patas. Dois dias depois do ocorrido, voluntários da ong conseguiram achar o Barbudinho, levado às pressas para consulta veterinária. Passando por procedimentos de consultas, exames, cirurgia e agora está em recuperação.

A diretora fundadora da Ong, a estudante de veterinária Jaqueline Lira, conta que animais são mais sensíveis aos barulhos dos fogos. “Esses animais entram em pânico e desespero porque eles imaginam que estão sofrendo algum tipo de ataque e procuram fugir para se esconder. Nessa fuga eles saem tão desesperados que não tem noção nenhuma do perigo, acontecendo os atropelamentos e até mortes”, disse.

Ela explica que existem relatos e estudos que indicam que não somente os cachorros são afetados, mas também outras espécies.

Sobre a Ong – A Ong surgiu em 2011, quando houve um registro, porém cinco anos antes deste período a coordenadora já realizava resgate de animais de rua e preparava eles para adoção, como protetores de animais. Atualmente o local possui 150 animais, entre cachorros e gatos.

A ong sobrevive de doações de pessoas, para os custo mensal, que soma em torno de 20 mil reais. Apenas uma fábrica de ração chamada Confiança doa a alimentação desses animais. Também possui parcerias com clínicas veterinárias, que dão descontos e prazos.

Entre os gastos do abrigo localizado em Rio Preto da Eva está a manutenção do local, castração, medicação, eventos de adoção, preparação dos animais para eventos de adoção, vacina, vermifugação, transporte dos animais, luz, água, funcionários, combustível, ajudantes quando necessário e entre outros.

Para adotar ou contribuir com a causa os contatos são: (092) – 98241-3092 ou via rede social @oba_bicho_amado.

Fotos: Arquivo Pessoal.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.