Manaus, 03/05/2024

Amazonas

‘GATOS’: AMAZONAS ENERGIA REALIZA OPERAÇÃO DE CORTES EM LOCAIS QUE FURTAM ENERGIA

‘GATOS’: AMAZONAS ENERGIA REALIZA OPERAÇÃO DE CORTES EM LOCAIS QUE FURTAM ENERGIA
23/03/2020 17h01

Nos últimos meses, a Amazonas Energia tem intensificado as operações de fiscalização e consequentemente de desligamento de energia em locais, tanto da capital ,quanto do interior que furtam energia elétrica e que cometem fraudes nos medidores.  As ações de cortes são acompanhadas sempre pela polícia civil e polícia militar, já que é um direito da empresa combater os furtos de energia popularmente conhecidos como ‘gatos’.

Muitos empreendimentos foram flagrados pela equipe de ficais da empresa furtando energia, entre elas, fábrica de gelo, de reciclagem e pasmem até condomínio de luxo em Manaus.  A Amazonas Energia informa que os deligamentos  são apenas de energia clandestina ou seja de furtos considerado crime, estabelecido no Código Penal  Brasileiro.

Para as pessoas com poucos recursos financeiro é oferecido o benefício da Tarifa Social, um meio de ajudar estas pessoas que se encaixam neste perfil econômico. Não é de hoje que a Amazonas Energia enfrenta um problema grave com as ligações clandestinas “gatos’ , tem mercadinho em bairros que deixam o freezer ligado a noite toda e a conta dá apenas R$ 200 no final do mês, é até injusto com quem paga suas contas em dias com o valor real de energia consumida.

No interior tem prefeituras que devem a Amazonas Energia mais de R$ 40 milhões de reais, troca a gestão na prefeitura e a dívida não é quitada, isso gera um colapso na empresa, porque é preciso ter recursos para pagar os funcionários, para trocar equipamentos caríssimos e são milhões para comprar Diesel para o funcionamento dos geradores. A empresa pede a compreensão da população  e que denunciem ‘gatos’  de energia porque quem ‘paga o pato’ acaba sendo o consumidor que está com as contas em dias.

O governo federal tem que pressionar alguns prefeitos dos municípios do Amazonas que devem milhões a Amazonas Energia a quitarem suas dívidas, senão a empresa será obrigada a cortar a energia desses municípios.

Novo Aripuanã: rede elétrica clandestina que atendia conjunto habitacional é retirada com apoio da policia

 No dia 17 deste mês,  A Amazonas Energia com apoio da policia Civil e Militar de Novo Aripuanã realizou mutirão para retirada de cerca de 100 ligações clandestinas do Conjunto Habitacional entregue no ano de 2016, sem a construção da rede elétrica, e também de ruas adjacentes ao conjunto. As ligações irregulares foram retiradas das ruas Marechal Rondon, José Mascarenhas e Av. Edith Mendes. O conjunto está localizado no Bairro do Trabalhador.

Durante a abordagem, foram realizados os procedimentos técnicos mediante a caracterização das irregularidades constatadas pelas equipes da Amazonas Energia.

Destacamos que o combate às perdas de energia só é possível com o envolvimento de toda a sociedade. O furto de energia e a fraude de medidores são tipificados como crime conforme o código penal brasileiro, artigos 155 e 171. Todos pagam a conta do furto de energia praticado em residências, comércios e indústria. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) inclui nos cálculos da tarifa de energia as perdas por irregularidades. Os efeitos das ligações clandestinas são danosos para todos os consumidores, provocando diversas ocorrências de interrupção de energia devido a esta prática ilegal.

Denúncias

Orientamos que as denúncias de furto de energia podem ser realizadas por meio das centrais de atendimento da Empresa, pelo telefone 0800 701 3001, pelo aplicativo de celular “Amazonas Energia” disponível no Google Play e App Store, pelo canal de denúncias do site ou pelos telefones da DECFS 3622-7837 / 3622-7303.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.