Manaus, 03/05/2024

Brasil

GOVERNADOR DO PARÁ É ALVO DA OPERAÇÃO DA PF QUE APURA COMPRA DE RESPIRADORES

Reprodução/Internet
Reprodução/Internet
10/06/2020 10h36

A Polícia Federal realiza nesta quarta-feira (10) a Operação Bellum, que apura fraudes na compra de respiradores pulmonares, aparelho essencial no combate à pandemia do novo coronavírus, pelo governo do Pará. De acordo com o G1, são 23 mandados de busca e apreensão no Pará e mais seis estados.

Helder Barbalho (MDB), governador do Estado, é um dos alvos da busca realizada pela PF. Barbalho, que recebeu a PF em sua casa, é o segundo governador a ser alvo de operação da Polícia Federal que apura ilegalidades na Saúde. Wilson Witzel (PSC), do Rio de Janeiro, foi o primeiro. Witzel foi alvo da Operação Placebo, no mês de maio.

Ainda conforme informações do G1, além da residência do governador, houve buscas em empresas, secretarias de estado de saúde, fazenda e casa civil do estado do Pará.

A PF diz que a compra de respiradores custou ao estado do pará mais de R$ 50 milhões. Desse total, metade teria sido pago à empresa vendedora do equipamento de forma antecipada. Parte dos aparelhos registraram grande atraso em sua entrega, além de não estarem compatíveis com o modelo comprado. Alguns não seriam até funcionais para combater a Covid-19, razão pela qual foram adquiridos em caráter de urgência.

Na Operação Bellum, a PF investiga os crimes de fraude à licitação, falsidade documental e ideológica, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

Ajustiça bloqueou os bens do governador do Pará.

Bolsonaro prometeu mais investigações

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prometeu, no dia 27 de maio, que haveria novas operações da Polícia Federal (PF) nos estados.

“Vai ter mais, enquanto eu for presidente, vai ter mais. No Brasil todo. Isso não é informação privilegiada não, vão falar que é informação privilegiada”, disse a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada.

A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), uma das principais aliadas de Bolsonaro no Congresso, antecipou em entrevista à Rádio Gaúcha, que a Polícia Federal estava prestes a deflagrar operações contra governadores para apurar supostas fraudes no combate à Covid-19.

“A gente já teve operações da Polícia Federal que estavam na agulha para sair, mas não saíam. E a gente deve ter nos próximos meses o que a gente vai chamar talvez de Covidão, ou de, não sei qual é o nome que eles vão dar, mas já tem alguns governadores sendo investigados pela Polícia Federal”, afirmou a deputada no dia 25 de maio.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.