Manaus, 23/04/2021

Esportes

Governo colombiano impede Seleção Brasileira de basquete de jogar no país

Governo colombiano impede Seleção Brasileira de basquete de jogar no país
17/02/2021 10h30

Por determinação do governo da Colômbia a Seleção Brsileira de basquete masculina não poderá jogar sua última janela das Eliminatórias da AmeriCup 2022. A informação foi enviada pela federação colombiana da modalidade para a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) na última segunda-feira (15).

O motivo da proibição é que o ministério da saúde da Colômbia levou em consideração a situação da pandemia do novo coronavírus, inclusive a “variante brasileira do vírus.

As partidas estavam programadas para os próximos dias 21 e 22 de fevereiro, contra Panamá e Paraguai respectivamente. Apesar da negativa, o Brasil já está classificado para a Americup 2022, mas os jogos seriam utilizados para dar mais ritmo de jogo aos jovens atletas.

No comunicado, o Diretor do Departamento de Epidemiologia da Colômbia, Sr. Julián Niño, explicou a decisão: “Em 2021, expedimos a resolução 080, de medidas preventivas e de controle sanitário de passageiros provenientes do Brasil por conta do novo coronavírus. Considerando a situação da pandemia atual e a emergência de uma variante no Brasil com um comportamento clínico e epidemiológico diferente, e para salvaguardar o direito à saúde, não poderão ingressar no país”,  explicou o Diretor do Departamento de Epidemiologia da Colômbia, Sr. Julián Niño.

O único integrante da delegação brasileira que entrou na Colômbia foi o técnico Aleksandar Petrovic. O treinador partiu da Croácia e chegou à Cali na segunda-feira. Com isso,  só ficou sabendo da proibição quando já estava em território colombiano.

via Istoé