Manaus, 08/05/2024

Amazonas

GOVERNO GARANTE QUE ANO LETIVO NO AM NÃO TERÁ DESFALQUE DE PROFESSORES

GOVERNO GARANTE QUE ANO LETIVO NO AM NÃO TERÁ DESFALQUE DE PROFESSORES
20/01/2020 15h45

Com experiência no ensino de Física e Matemática em cursos supletivos, escolas e cursos de reforço, a professora Rafaela Moraes, de 28 anos, agora se prepara para lecionar Física para os alunos da rede pública, na Escola Estadual Frei Vanghegi. Ela é uma dos 3.714 professores e pedagogos convocados pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto para iniciar as atividades em 2020 em todo o Amazonas. A convocação dos concursados e a contratação de professores temporários irá garantir um ano letivo sem desfalque no estado.

A partir do dia 6 de fevereiro, quando inicia o novo ano letivo, Rafaela diz que pretende dar uma aula bem dinâmica e interessante, mas sem fugir também do tradicional. “Acredito que a junção dos dois torna a aula mais leve e interessante para os adolescentes”, frisa a docente, que terá carga horária de 40 horas semanais e se mostra satisfeita com o início de uma nova fase em sua carreira. “O que todos buscamos é uma estabilidade financeira, e o mais importante é trabalhar na área que você estudou”.

Os profissionais começaram ser lotados em 26 de dezembro, por ordem de classificação no certame. A nomeação dos novos professores e pedagogos começa a contar em 3 de fevereiro.

Concurso – O Concurso Público de 2018 ofertou 8.175 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior para a capital e interior do estado. Do total de vagas, 5.758 mil eram para o interior.

Organizado e aplicado pelo Instituto Acesso de Ensino, Pesquisa, Avaliação, Seleção e Emprego (Acesso Público), o concurso público teve vagas para os seguintes cargos: professor (para todas as disciplinas da grade curricular do Ensino Básico); assistente social; bibliotecário; contador; engenheiro; estatístico; fonoaudiólogo; nutricionista; pedagogo; psicólogo; assistente técnico; e merendeiro.

Foram ofertadas, ainda, 680 vagas para o ensino indígena. O certame teve reserva de vagas de 10% para os candidatos com deficiência e 2% das vagas para pessoas com Síndrome de Down, conforme Lei 4.333, de 30 de maio de 2016.

De acordo com a Gerência de Promoção e Valorização do Servidor (Gervs), os candidatos que não se apresentaram têm até o dia 3 de março de 2020 para fazê-lo – caso peçam prorrogação, têm até o dia 1º de abril de 2020 para concluírem seu atendimento.

PSS – Devido às licenças concedidas a professores e ao não fechamento de vagas por meio do concurso público, a Secretaria de Educação abriu Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de 2.868 professores temporários para este ano letivo. Os profissionais atuarão nas escolas estaduais de Manaus e do interior do Amazonas.

Ao todo, o processo busca educadores nas modalidades de Ensino Regular, Educação Especial, Mediação Tecnológica e Unidade Prisional. O procedimento é necessário para evitar que escolas fiquem com turmas desfalcadas de professores.

Os profissionais temporários ocuparão a maioria das vagas que não foram preenchidas pelo concurso público de 2018 e substituirão as contratações temporárias do PSS 2016. No total, com as duas convocações de concursados, a secretaria preencheu 4.026 vagas, restando ainda a necessidade de substituir 2.987 professores do antigo PSS.

Das vagas ofertadas pelo processo, 293 são para a capital e 2.619 para o interior. Além disso, a secretaria irá formar um cadastro de reserva para que sejam chamados profissionais conforme a necessidade. Os professores começarão a atuar nas unidades de ensino do Estado no ano letivo de 2020, com carga horária de até 40h.

Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X