Manaus, 02/05/2024

Mundo

Grã-Bretanha acorda em luto no 1º dia em 70 anos sem sua rainha

Grã-Bretanha acorda em luto no 1º dia em 70 anos sem sua rainha
09/09/2022 10h40

A Grã-Bretanha acorda na sexta-feira (9) para seu primeiro dia em mais de 70 anos sem a rainha Elizabeth II no comando, enquanto pessoas de todo o país e do mundo lamentam a morte do monarca.

Homenagens de todo o mundo para Elizabeth, que morreu aos 96 anos após o reinado mais longo da história britânica, um período durante o qual ela supervisionou os últimos espasmos do império britânico, resistiu à agitação global e ao escândalo doméstico, recebeu 15 primeiros-ministros, e modernizou dramaticamente a monarquia.

O filho mais velho da rainha, Charles, agora se tornou o rei Charles III. As próximas horas e dias verão um itinerário de eventos para honrar sua vida e orientar a transição à frente, mas sua morte deixa um vazio para o Reino Unido em um momento de grandes desafios, em meio a uma mudança na liderança política e uma recessão econômica iminente.

Embora os britânicos raramente olhassem para a monarquia em busca de liderança política, Elizabeth era uma presença constante muito estimada por muitos ao longo de décadas de mudanças significativas que viram a Grã-Bretanha se transformar de um poder imperial em declínio, cansado da guerra, em um estado multicultural moderno.

À medida que as notícias da morte da rainha se espalhavam após um anúncio da família real na noite de quinta-feira (8), multidões de enlutados se reuniram do lado de fora do Palácio de Buckingham em Londres, da residência da rainha, do Castelo de Balmoral, onde ela estava no momento de sua morte, e de outras residências reais, apesar das pesadas chuvas em partes do Reino Unido.

Muitos trouxeram flores e acenderam velas, alguns parecendo visivelmente abalados com a notícia. O canto silencioso de “God Save the Queen” irrompeu na multidão em frente ao Palácio de Buckingham, onde multidões se reuniram mesmo quando a noite caiu.

De acordo com a tradição real, uma declaração escrita anunciando a morte da rainha foi exibida nos portões do palácio. Em um momento marcante logo após o anúncio oficial ter sido feito, a chuva forte que castigava Londres parou e um grande arco-íris duplo apareceu sobre o palácio.

A família real anunciou sua morte em uma série de postagens nas redes sociais, com o primeiro anúncio vindo do Palácio de Buckingham às 18h30, horário do Reino Unido, em um tweet.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.