Manaus, 28/04/2024

Política

GUARDA MUNICIPAL RECEBE HOMENAGEM EM SESSÃO SOLENE NA CMM

GUARDA MUNICIPAL RECEBE HOMENAGEM EM SESSÃO SOLENE NA CMM
15/06/2019 16h00

Os 70 anos de criação e prestação de serviço da Guarda Municipal de Manaus foram homenageados, na sexta-feira, 14/6, no plenário Adriano Jorge, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), no Santo Antônio, zona Oeste. A propositura da homenagem foi de autoria do vereador Coronel Gilvandro Mota.

Na ocasião, ele destacou que em breve, conforme vem sendo tratado com o prefeito Arthur Neto, serão votados na Casa o estatuto e o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para a categoria. “Precisamos avançar substancialmente, porque hoje as guardas no Brasil protagonizam a segurança pública. Geralmente nos municípios a presença ostensiva das guardas municipais, nos logradouros públicos vai desestimulando a prática de determinados delitos e a ocorrência desses delitos têm pronta resposta”, comenta.

O secretário municipal da Casa Militar, coronel Antônio Brandão, pontuou os desafios que a gestão atual vem enfrentando para implementar melhorias e realizar investimentos necessários ao desenvolvimento da Guarda Municipal de Manaus. “Sob a orientação do prefeito Arthur Neto, temos buscado o desenvolvimento e a valorização da corporação, que vem se tornando fundamental para a segurança da cidade”, afirma.

Conforme o subsecretário municipal da Casa Militar, coronel Thiago Balbi, o cenário atual da segurança pública no país requer mudanças e avanços para a Guarda Municipal. “Nossa guarda tem muito a avançar e deve ter um protagonismo maior. É claro que isso precisa de investimentos e de alguns outros avanços, mas com certeza iremos conseguir galgar isso”, observa.

Futuramente, por meio do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) – lei federal aprovada em 2018 – a Guarda Municipal de Manaus deverá se tornar um órgão de segurança pública integrado aos demais órgãos de segurança e inteligência do país. “A Guarda Municipal vem se capacitando, se modernizando e se preparando para um novo desafio e vem se destacando em grandes eventos da cidade de Manaus”, frisa o diretor da corporação, Diego Coelho.

Ao todo foram homenageados 150 guardas municipais durante o evento. Com 17 anos na função, o guarda Juliano Florêncio começou como temporário e passou no último concurso realizado pela Prefeitura de Manaus para a corporação. “Nossa Guarda Municipal só tem a crescer e a exercer um melhor papel para a sociedade. Estou lisonjeado em ver a minha instituição sendo lembrada pelos representantes da Câmara Municipal e o trabalho que o prefeito Arthur Virgílio Neto vem fazendo em prol da corporação”, agradece.

Leobino Pereira tinha 26 anos quando passou a integrar a corporação e conta 16 anos de dedicação ao trabalho em que pôde comemorar avanços em estrutura, conhecimento e capacitação para a categoria. “Queremos agradecer ao prefeito Arthur Virgílio Neto pelo reconhecimento, pelas melhorias que virão em termos de estruturas salariais e materiais, para que possamos servir a comunidade com eficiência e prestar um bom serviço”, afirma.

Sobre a Guarda

A Guarda Municipal de Manaus completa neste sábado, 15, 70 anos de criação e prestação de serviços à capital amazonense. A corporação é responsável pela segurança patrimonial de pontos turísticos da cidade, além de atuar em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), creches municipais, Junta Militar, terminais de integração da Cidade Nova (T4) e São José (T5), eventos municipais e outros espaços públicos e conta com o efetivo de 451 guardas municipais.

Desde 2016, a Guarda Municipal vem sendo modernizada. Os guardas receberam novos equipamentos de segurança como coletes balísticos e acessórios para uso em motocicletas como capacetes, coletes e proteção de braços e pernas.

Em 2019, a Casa Militar, em parceria com a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), reforçou as capacitações aos guardas municipais, nas áreas de defesa pessoal, técnicas de imobilização, gestão de conflitos, entre outros.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.