Manaus, 06/05/2024

Cidade

HOMEM SE PASSA POR FISCAL DA VISA MANAUS E ÓRGÃO EMITE ALERTA

Fotos - Divulgação Visa Manaus / Semsa
Fotos - Divulgação Visa Manaus / Semsa
22/01/2020 14h08

A Vigilância Sanitária (Visa Manaus) recebeu uma denúncia na última terça-feira, 21/1, sobre a visita de um falso fiscal a uma clínica de imunização localizada na zona Centro-Sul de Manaus. Um homem, que vestia calça jeans e camisa cinza, sem qualquer identificação do órgão, se apresentou como fiscal Eduardo e solicitou aos funcionários diversas informações sobre o funcionamento do estabelecimento, inclusive sobre a segurança interna. Desconfiados, os proprietários entraram em contato com a Vigilância e foram orientados a registrar Boletim de Ocorrência.

Também diante da situação, o órgão emitiu um alerta aos estabelecimentos de interesse à saúde a não receber pessoas que se dizem fiscais de saúde sem a devida identificação e  informa que todos os fiscais em atividade usam colete oficial azul, com a logomarca da Prefeitura Municipal de Manaus, e crachá funcional.

Imagens das câmeras de segurança da clínica mostram o homem chegando ao local em um veículo branco, por volta das 16h. Ao entrar na unidade, ele usou o celular para fotografar os ambientes internos, materiais e equipamentos disponíveis, solicitando diversas informações aos funcionários.

“Pedimos atenção do setor regulado para não autorizar a entrada de pessoas que não comprovem ser da equipe de fiscalização da Visa”, observa o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi. Ele reforça que nenhum fiscal da Vigilância Municipal realiza visitas de inspeção sem identificação oficial. “Qualquer um que se apresente sem credenciais deve ser denunciado à polícia”, enfatiza.

A diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, esclarece que, além de estarem identificados, os fiscais não cobram multa ou exigem qualquer pagamento no momento da inspeção. “Nos casos de infração, há prazo legal para recurso e a multa, quando necessária, é calculada pelo setor administrativo, com cobrança via DAM (Documento de Arrecadação Municipal), e nunca pelo próprio fiscal”, informa.

A diretora orienta que casos de fiscalização irregular sejam informados à Ouvidoria da Visa pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 98842-14. Os canais podem ser utilizados, ainda, para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do órgão e sobre a atuação dos fiscais, assim como para denunciar suspeitas de irregularidades sanitárias.

*Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.