Manaus, 05/05/2024

Geral

IBAMA ANUNCIA MAIS DE 1.000 VAGAS EM NOVO EDITAL 2020

Reprodução/Internet
Reprodução/Internet
16/06/2020 16h40

O Diário oficial da União divulgou nesta terça-feira (16), o edital do novo concurso Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), destinado ao preenchimento de 1.481 vagas temporárias para reforçar o atendimento a emergências ambientais.

O documento, na íntegra, deve ser divulgado ainda no decorrer do dia, incluindo prazo de inscrições, critérios de seleção e remuneração dos respectivos cargos.

De qualquer forma, já está certo que o processo seletivo contará com 1.160 postos para brigadistas, 281 oportunidades para cargos de chefia de esquadrão e brigada e 40 vagas para supervisores de brigada.

As oportunidades serão para o Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerai, Pará, Pernambuco, Piaui, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Tocantins e Distrito Federal.

Assim que iniciadas, as inscrições poderão ser feitas no site do Ibama, que é www.ibama.gov.br

Os contratos terão a validade de até seis meses, podendo ser prorrogados pelo prazo necessário até que a situação de emergência ambiental esteja superada, não excedendo dois anos.

No concurso Ibama, os trabalhadores temporários serão contratados por meio de um processo seletivo simplificado, sem concurso público, apenas por meio de edital de chamamento. No entanto, o processo seletivo é dispensado nas seguintes situações: calamidade pública, emergência em saúde pública, emergência e crime ambiental, emergência humanitária e situações de iminente risco à sociedade.

Os temporários só poderão ser novamente admitidos 24 meses depois do fim do contrato, exceto quando a contratação decorrer de processo seletivo simplificado de provas ou de títulos, como nas universidades federais e nos institutos de pesquisa. Pessoas com mais de 75 anos e aposentados por incapacidade permanente não poderão ser contratadas.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.