Manaus, 28/04/2024

Amazonas

IGREJA CATÓLICA REALIZA ESPETÁCULO SAGA DO CALVÁRIO 2019

Espetáculo Saga do Calvário Foto:Divulgação
Espetáculo Saga do Calvário Foto:Divulgação
11/04/2019 12h00

O evento que marca a Semana Santa no bairro Japiim I, Zona Sul de Manaus, é o Espetáculo Teatral Saga do Calvário em sua 19ª edição. A apresentação une teatro, dança e música. E conta a vida de Cristo, do nascimento à ressurreição, passando por sua dolorosa Paixão. Este ano o evento traz como tema “Jesus, Sinal de Amor do Pai”, e o lema “Cuidar da Casa Comum, Nossa Missão”. A encenação acontece na quarta-feira (17), às 19h, na quadra coberta da Escola Municipal José Wandemberg – Rua Tocandira (antiga Rua 20), 61 – Japiim I.

A dor de Cristo na cruz é a maior mensagem do espetáculo. E, segundo a organização, no momento em que toda igreja se volta para contemplar o amor de Deus pela humanidade, é necessário também que a sociedade esteja atenta para como está cuidando do espaço em que vive.

Espetáculo Saga do Calvário Foto:Divulgação

Padre Claudi Gonçalves da Silva, explica sobre a temática abordada. “A situação atual do planeta, suscita uma espiritualidade capaz de contemplar a criação de forma integral, pois tudo está interligado. A ecologia integral é uma maneira de se compreender a responsabilidade pra com a “casa comum”, pois, todos são responsáveis pelo cuidado da criação, à semelhança de Deus criador que tudo fez e “viu que tudo era bom”. Cristãos e cristãs precisam unir fé e vida, na perspectiva do evangelho de Jesus Cristo, a fim de que “todos tenham vida e vida em abundância”, diz.

Juventude engajada
Cerca de 100 pessoas estão envolvidas nas equipes que organizam o espetáculo. Pastorais, movimentos e grupos de paroquianos são os “trabalhadores” que dão ação aos serviços. O destaque fica por conta da juventude, que todos os anos é maioria na produção. Nesta edição estão unidas a Paróquia Santíssima Trindade e a Área Missionária Nossa Senhora do Rosário, vizinhas de localidade e administradas pelo mesmo pároco.

De acordo com Padre Claudi, é primordial ter jovens como protagonistas dos serviços da igreja, “é uma necessidade do nosso tempo ter atividades voltadas para a juventude. As artes em si são um grande atrativo. A Igreja Católica definiu como prioridade estar mais próxima da juventude, obedecendo às diretrizes da Assembleia Pastoral Arquidiocesana. Podemos citar São João Paulo II como um grande motivador do trabalho dos jovens dentro da igreja. Ele dizia: “não tenhais medo de ser os santos do novo milênio!””, comenta o líder religioso.

Rafael Paiva interpreta Jesus pela primeira vez. O rapaz de 24 anos, participa do grupo há 5 anos. Já deu vida aos papéis de Pôncio Pilatos, Apóstolo Pedro e João Batista. Para ele, as experiências serviram como subsídio para representar Cristo. “É um momento único ter sido escolhido para estar neste papel. Cada ano que participo do espetáculo aprendo muito sobre o evangelho. Todos os papéis me prepararam para chegar até aqui, além da oração e reflexão da palavra. Jesus foi jovem assim como nós, e um jovem incrível. Fez amigos, lutou por seus ideais e chegou ao extremo por aqueles a quem ama. Sou privilegiado por poder representar o Filho do Deus”, explica.

Apresentação do evangelho

A história mais conhecida do mundo vai ser apresentada em 24 cenas. Todas baseadas em passagens bíblicas. O espetáculo inicia com os dançarinos no primeira cena, mostrando “A Criação do Mundo” e finaliza com o episódio “Jesus sobe aos céus”. No roteiro, o público ainda poderá assistir a remontagem de milagres, além do ponto ápice da peça, que é a Paixão de Cristo, quando Jesus é preso e crucificado. A preparação dos artistas condiz com a arte cristã, onde são unidas formação técnica e oração.

Local e Estrutura

O espetáculo vai ser apresentado na quadra coberta da Escola Municipal José Wandemberg. O local foi escolhido para atender o conforto do público, além de prevenir “imprevistos” do clima. “Todos os anos recebemos convites para levarmos a encenação a locais diferentes. A Saga do Calvário é tradicionalmente exibida na paróquia, mas precisamos fazer a tentativa de experimentar novos palcos. Quem sabe assim estaremos levando a história de Cristo para pessoas que ainda não conhecem?”, comenta o coordenador Sandro Almeida.

A estrutura conta com um telão de led, iluminação, som e palco. Banheiros químicos e policiamento também se incluem no planejamento. Parte dos custos são arcados por doações e trabalhos comunitários como brechós, pedágios (os jovens vão para os sinais do bairro pedir colaboração dos motoristas no trânsito), cafés da manhã e vendas de guloseimas e rifas.

Histórico
A “Saga do Calvário” foi apresentada pela primeira vez em 1999, em forma de Via Sacra, onde os jovens vestiam-se de personagens e percorriam as ruas do bairro do Japiim. Teve também apresentação em procissões, onde o “palco móvel” foi um caminhão. Um dos momentos mais importantes para o evento foi partilhar da vida de Jesus mostrando-a para as presidiárias da Penitenciária Feminina do Amazonas, no Km 8 da BR 174.

Serviço:
O que: Espetáculo Teatral Saga do Calvário 2019
Onde: Escola Municipal José Wandemberg – Rua Tocandira (antiga Rua: 20), 61 – Japiim I
Ponto de referência: Chapéu de Palha
Quando: 17 de abril (quarta-feira), às 19hs
Telefone para contato: Juliana Silva 98244-8624 // Sandro Almeida 99151-7392

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.