Manaus, 27/04/2024

Cidade

Inflação em alta: Confira as dicas para economizar nas compras 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
10/09/2021 16h30

Com a inflação em alta no Brasil, as famílias têm feito malabarismo no orçamento, para poder manter as compras básicas do dia a dia, como os alimentos e outros produtos essenciais.

Segundo pesquisa divulgada nesta semana pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o Índice Nacional de Consumo nos Lares Brasileiros (INC) teve queda de 1,15% em julho, na comparação com o mesmo período de 2020. Com relação aos preços, a cesta com os 35 produtos mais consumidos pela população apresentou alta de 0,96% em julho. No acumulado do ano, a alta de preços é de 5,29%.

No atual cenário, é preciso adotar algumas estratégias para não perder o controle das finanças. O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Teresa, Roberto Melo, lista algumas dicas para serem aplicadas no momento das compras, fazendo uso do que ele explica em sala de aula sobre economia doméstica.

A primeira dica é preparar uma lista de compras antes de sair de casa. Ele explica que, dessa forma, evita-se pegar produtos que não sejam necessários. Outra orientação importante que ele dá é determinar o valor máximo a ser gasto nas compras, para que não precise, por exemplo, extrapolar o limite do cartão de crédito. “Tudo que as pessoas menos precisam nesse momento é fazer dívidas que não possam pagar. O momento exige prudência, mesmo que isso signifique deixar de comprar determinada marca de produto”, ressaltou.

Ele destaca, também, a importância de pesquisar os preços e de acompanhar os dias das ofertas nos supermercados, mesmo que seja preciso ir mais de uma vez às compras. “Normalmente, há o dia de promoção de frutas e legumes, dos produtos de limpeza e de carnes. Aproveitar esses dias pode significar uma boa economia”, frisou.

Aos pais, Roberto Melo diz que uma boa tática é evitar levar as crianças ao supermercado, porque elas sentem-se atraídas pela variedade de produtos e se os desejos forem atendidos o orçamento pode acabar comprometido.

Para compras maiores, no caso de famílias mais numerosas, ele recomenda pesquisar os preços nos supermercados atacadistas. “Dependendo da situação, vale a pena ir nesses locais. No caso de famílias pequenas, que não fazem grandes compras, é preciso avaliar se é interessante, porque vai acabar acumulando produtos desnecessários, correndo risco de perder a validade”, destacou.

Uma sugestão que pode facilitar na economia e também na organização da rotina familiar, é preparar um cardápio semanal. Dessa forma, a família compra apenas o essencial para aquela semana, evitando desperdício. “Economizar não tem sido fácil, mas seguindo essas dicas as famílias podem ter um controle maior do orçamento”, reforçou.

Economia doméstica é um dos temas tratados no curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Teresa, instituição que funciona na rua Acre, 200, Nossa Senhora das Graças. A faculdade tem a preocupação, conforme explica Roberto Melo, de formar profissionais com sensibilidade, inovadores e empreendedores.

A instituição conta, hoje, com 11 cursos de graduação e 24 de pós-graduação. Tem como mantenedora Maria do Carmo Seffair e como diretora geral, Amanda Estald. Na Faculdade Santa Teresa o estudante conta com uma estrutura de excelência para a aprendizagem, com laboratórios e tecnologias que facilitam e auxiliam em todo o processo de formação.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.