Manaus, 05/05/2024

Mundo

“IRMÃO DO JOREL” ANIMAÇÃO BRASILEIRA GANHA PRÊMIO INTERNACIONAL

“IRMÃO DO JOREL” ANIMAÇÃO BRASILEIRA GANHA PRÊMIO INTERNACIONAL
10/04/2019 21h00

É do Brasil
Atualmente, um dos maiores desenhos animados assistidos por brasileiros de todas as idades é sem dúvida o famoso “Irmão do Jorel”. Criado e dirigido pelo brasileiro Juliano Enrico, a animação conquistou os corações dos telespectadores com personagens carismáticos e divertidos.
A série fez tanto sucesso que chamou a atenção até mesmo de prêmios internacionais. Por ser um desenho de alta qualidade, “Irmão do Jorel” acabou sendo a vencedora dos Prêmios Quirino, que está em sua segunda edição. A premiação aconteceu na cidade de Tenerife, na Espanha, e a série levou o primeiro lugar. O evento foi criado para promover as animações ibero-americanas. Os brasileiros competiram com nomes de peso da indústria, de vários países.

A premiação
“Irmão do Jorel” saiu na frente de animações bastante importantes de seus países, como por exemplo a série “Petit”, criada por Bernardita Ojeda Sala (Argentina, Colômbia e Chile) e “Puerto de Papel”, dirigida por Álvro Ceppi (Brasil, Colômbia, Argentina e Chile). Em um breve discurso, o diretor Juliano dedicou o prêmio em reconhecimento a todos as pessoas brasileiras que produzem cultura e entretenimento: artistas, roteiristas, animadores, atores, diretores e produtores. Ele também afirma que, para ele, as séries em estilo animação são “muito mais que entretenimento”. Ele exaltou também a qualidade das animações brasileiras: “É um negócio, são muitos artistas e muito talento, e tem que continuar”.Outra produção brasileira sobe ao pódio

Na categoria de melhor curta de animação, uma outra produção brasileira levou a melhor. “Guaxuma” foi dirigida por Nara Normande e levou o prêmio em sua categoria. Em sua fala durante o discurso, Nara fez críticas ao governo de Jair Bolsonaro, visto por ele como “fascista”; em outro momento, o diretor se referiu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como “preso político” e citou também o caso da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, assassinada em março do ano passado. Já sobre as produções brasileiras na área do cinema, ele prevê como “incerto” o futuro do cinema no Brasil, já que segundo ele, está “quase sem fundos”.

“Irmão do Jorel”
A animação brasileira “Irmão do Jorel” conta a história do dia a dia de uma família dos anos 80. O protagonista não tem um nome, sendo conhecido apenas como Irmão do Jorel, que faz referência ao seu irmão do meio, Jorel. Jorel ofusca os outros irmãos, principalmente o caçula, com toda sua beleza, grandeza e perfeição. Porém, Jorel é apenas um personagem secundário na trama: o destaque fica por conta da convivência entre os membros da família e agregados.

Outras inspirações foram as animações “Bob Esponja” e “Beavis e Butthead”.
Segundo Juliano Enrico, diretor da série, a inspiração veio de sua própria família. Praticamente tudo no desenho faz referência à realidade brasileira; “Irmão do Jorel” ficou tão conhecido que passou até mesmo a ser televisionada pelo canal Cartoon Network, que transmite majoritariamente produções internacionais. Recentemente, um compilado de episódios da primeira e segunda temporada foi passado no cinema: Irmão do Jorel – Especial Alucinante ficou apenas poucos dias em cartaz.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.