Manaus, 26/04/2024

Cidade

Irmãs criam sistema de alerta contra enchentes para avisar moradores de áreas de risco em Manaus

Irmãs criam sistema de alerta contra enchentes para avisar moradores de áreas de risco em Manaus
07/02/2023 14h20

Pensando em ajudar pessoas que moram em áreas de risco em Manaus e também em poder evitar tragédias e danos materiais, as irmãs Letícia Mota Flores, de 11 anos, e Laura Mota Flores, de 9, criaram um protótipo chamado “Sistema de Alerta contra Enchentes”. O invento fez parte do projeto do final do curso e foi apresentado na “Mostra Tecnológica” da escola de robótica Manaós Tech.

As irmãs concluíram juntas o curso de robótica e explicam como foi a elaboração do projeto que contou também com a criação de uma maquete representando uma vila de moradores;

“A ideia do projeto foi do nosso professor Elilson. Então, minha irmã e eu topamos construir junto com ele e, também, tivemos a ajuda dos nossos colegas Davi e Jhonatan que fizeram parte da equipe. Foi muito legal fazer o projeto porque ele pode ajudar bastante na segurança das pessoas que moram próximo a essas áreas que alagam no período de chuvas”, contou Laura Flores.

As ferramentas utilizadas pelas pequenas inventoras e sua equipe foram: arduino (placa de prototipagem eletrônica de código aberto), um protoboard (placa de ensaio), leds, cabos, resistor, buzina, sensor de nível da água, blocos de Lego e maquete.

“No projeto, a gente aprendeu sobre robótica e aí usamos o arduino para criar o sistema de alerta que funciona conectado a um protoboard. Um sensor fica instalado em um determinado lugar na margem do rio ou igarapé e, quando a água começa a subir e alcança esse sensor, ele manda a mensagem para a placa de arduino que acende a luz e dispara uma sirene instalada na casa de um morador. Esse alerta indica que a água está subindo rápido e as pessoas podem sair em segurança daquele local que está em risco”, explicou Letícia Flores.

Impacto social

O professor do curso de robótica da Manaós Tech, Elilson Leal de Araújo, que é formado em Sistemas de Informação, explica que o plano pedagógico da escola de educação tecnológica, é voltado para aliar as atividades curriculares aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O intuito é oferecer soluções tecnológicas para algum problema da sociedade e de impacto social.

“Esse projeto foi realmente pensado para solucionar uma questão social que é a problemática dos alagamentos nos espaços urbanos de Manaus […]. Não é apenas um curso para brincadeira e nem para passar tempo, mas sim, realmente para contribuir com a sociedade, por meio do aprendizado deles. E os alunos saem daqui com uma outra visão de mundo”, ressaltou o professor.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.