Política

Ivo Neto lança projeto de atividades físicas para crianças e adolescentes da zona sul de Manaus

Ivo Neto lança projeto de atividades físicas para crianças e adolescentes da zona sul de Manaus
22/02/2021 22h10

Com o objetivo de oferecer saúde e qualidade de vida a dezenas de crianças da zona sul de Manaus, o vereador Ivo Neto (Patriota) lançou nesta segunda-feira (22/2), o projeto Funcional Cross Kids, que vai oferecer uma hora de aula de funcional para crianças e adolescentes de seis a 15 anos de idade. A princípio, as aulas serão virtuais, e assim que as atividades presenciais forem permitidas, elas acontecerão na quadra do Areal, na rua Professor Carlos Mesquita, no bairro Santa Luzia.
Cerca de 100 crianças e adolescentes, da zona Sul, vão poder participar do projeto, que deve ser ampliado.

Para o parlamentar, que é presidente da Comissão dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o projeto é mais uma arma no combate à obesidade infantil.

“O nosso trabalho é proporcionar um funcional para que essas crianças possam fazer atividade física em segurança, de forma lúdica e evitar futuras doenças. Logo, logo esse projeto estará em toda Manaus”, afirmou o vereador.

Para a professora de Educação Física, Renata Souza, que coordena o projeto, existe uma equipe multidisciplinar no Cross Kids, com professores de educação física, psicólogo e nutricionista, tudo para levar saúde de forma divertida.
“Com essa preocupação, eu e o vereador Ivo Neto criamos o projeto.  Elas vão ficar saudáveis brincando, o que foi tirado de nossas crianças, por culpa do aumento da violência urbana.  O Funcional Cross Kids vai proporcionar isso a elas: brincadeiras como cabo de guerra, amarelinha e outros exercícios para trabalhar também o desenvolvimento motor integral delas” garantiu Renata.
A aula inaugural será realizada assim que as atividades ao ar livre puderem ser realizadas, mas a pré-matrícula já pode ser feita on-line, neste link: https://forms.gle/CQP64FH3j6TrdPQw8

Obesidade Infantil

Na última pesquisa publicada pelo Ministério da Saúde, a capital amazonense está no topo da lista entre as capitais com maior número de pessoas obesas, com índice de 23,8%, dados de 2018.
A obesidade é fator de risco para doenças como a diabetes, hipertensão e câncer. Em Manaus, a prevalência do excesso de peso em crianças de 0 a 5 anos de idade, atualmente, varia de 7,96% a 5,1%, no universo de 40.250 casos registrados em 2017, segundo relatório da Prefeitura de Manaus.
 

Com informações da assessoria.