Cidade

Janeiro Branco: Literatus alerta para importância de cuidados com a saúde mental

Janeiro Branco: Literatus alerta para importância de cuidados com a saúde mental

Com o objetivo de chamar a atenção de toda a sua comunidade acadêmica sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, que vem sendo afetada por conta da pandemia do Covid-19, o Centro de Ensino Literatus realiza, entre os dias 18 e 20, uma ação em alusão à campanha Janeiro Branco. 

Segundo a enfermeira e professora na instituição, Verônica Leite, a ideia é que os alunos tenham um espaço onde possam relatar os desafios enfrentados para manter seus estudos em um cenário de incertezas e total mudança. “Queremos que eles expressem para que os instrutores e consultorias técnicas do Literatus possam atuar na conscientização e apoio a esses alunos”, disse.

Durante rodas de conversa virtual, através do Google Meet, os alunos poderão conversar a respeito do movimento. “Os discentes que quiserem relatar algo de maneira anônima poderão usar o Padlet, uma ferramenta virtual de interação e que permite comentários anônimos”, explica Verônica.

Janeiro Branco

De acordo com um levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalentes a 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%. A depressão é uma doença que afeta 4,4% da população mundial. Além disso, o Brasil é ainda o país com maior prevalência de ansiedade no mundo (9,3%).

E a pandemia contribuiu para o aumento do sofrimento psíquico na população através do medo, impotência, isolamento e das incertezas. Por isso, a campanha do Janeiro Branco busca conscientizar a população a buscarem ajuda profissional, investir na saúde mental, reconhecer seus receios e medos e ter uma rede socioafetiva, estabelecendo contato, mesmo que virtual, com familiares e amigos de confiança.