Manaus, 07/05/2024

Mundo

JORNALISTA DE TV FECHADA NA NICARÁGUA É LEVADA À JUSTIÇA SOB SIGILO

JORNALISTA DE TV FECHADA NA NICARÁGUA É LEVADA À JUSTIÇA SOB SIGILO
23/12/2018 18h00

G1 – Uma diretora do canal 100% Notícias, fechado na sexta-feira por policiais da Nicarágua, foi levada sob sigilo a julgamento neste domingo (23), denuncia um organismo de direitos humanos. Não há informação sobre quais acusações pesam contra a profissional.

Lucía Pineda, diretora de imprensa da 100% Notícias, tem dupla nacionalidade – nicaraguense e costa-riquenha. Ela foi apresentada a um juizado em Manágua nesta manhã, sob forte esquema de segurança. A família não foi avisada e sequer pode enviar um defensor, denunciou à AFP Pablo Cuevas, advogado da Comissão Permanente de Direitos Humanos (CPDH), Pablo Cuevas.

Pineda, de 45 anos e 23 de exercício profissional, é a segunda jornalista detida desde os protestos contra o regime Daniel Ortega, que explodiram em 18 de abril. O presidente fala em “tentativa de golpe de estado”. Centenas de pessoas morreram nos confrontos entre manifestantes e milícias pró-governo.

O governo da Costa Rica pediu no sábado informações sobre o paradeiro de Pineda e ativou os mecanismos de que dispõe para a proteção de seus cidadãos no exterior.

Nicarágua fecha TV

polícia da Nicarágua invadiu e tirou do ar na noite de sexta-feira o canal de TV 100% Notícias e prendeu seu diretor, informaram familiares e colegas de trabalho, na mais recente investida do presidente Daniel Ortega contra críticos ao seu governo.

Além de Pineda, o regime Ortega prendeu Miguel Mora, diretor da 100% Notícias. A promotoria acusou o jornalista de “fomentar e incitar o ódio e a violência”, o que, segundo o Código Penal, configura os crimes de “provocação, proposição e conspiração para cometer atos terroristas”.

O canal 100% Notícias era o único do país que transmitia notícias 24 horas sobre a crise política que vive a Nicarágua desde abril. Seu diretor, Miguel Mora, estava refugiado na estação há três semanas por ameaças que, disse, havia recebido do governo.

“Podem me fazer tudo, prender-me, me fazerem desaparecer, mas aqui estaremos até as últimas consequências”, disse Mora na quinta-feira durante entrevista à Reuters em seu escritório.

Brasil não receberá representante da Nicarágua

O futuro ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, informou neste domingo (23) no Twitter que o Brasil não receberá representantes da Nicarágua na posse de Jair Bolsonaro como presidente da República. A posse está marcada para 1º de janeiro, em Brasília.

“A posse do PR Bolsonaro marcará o início de um governo com postura firme e clara na defesa da liberdade. Com esse propósito e frente às violações do regime Ortega contra a liberdade do povo da Nicarágua, nenhum representante desse regime será recebido no evento do dia 1°”, publicou Araújo no Twitter.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X