Manaus, 02/05/2024

Amazonas

Jovens simulam o trabalho dos órgãos das Nações Unidas

Jovens simulam o trabalho dos órgãos das Nações Unidas
23/07/2021 15h31

Desde esta quinta-feira (22), alunos do Colégio Martha Falcão participam de uma situação de trabalho dos órgãos que fazem parte da ONU. Essa é a sexta edição do evento, que recebe o nome de Modelo de Organização das Nações Unidas Martha Falcão (Monumf). Até sexta-feira (23), os jovens participam de reuniões e discutem temas como saúde, educação, guerras, fome, meio-ambiente e tantos outros assuntos de interesse para todo o mundo.

A diretora das Instituições Nelly Falcão de Souza (INFS), Nelly Falcão de Souza, explica que o Monumf é organizado pelos próprios alunos do Colégio Martha Falcão, que se mobilizaram e decidiram os temas que são discutidos. “É um evento que permite uma experiência diferenciada aos jovens com trabalho em equipe, como falar em público e se posicionar”, destaca.

A educadora ainda ressalta que é um evento que ajuda os alunos a entenderem os assuntos que são discutidos na atualidade através de fatos históricos. “Isso mostra a importância de estudar e conhecer a origem de conflitos, pensar nas soluções de problemas e ainda auxiliar na preparação para provas do Enem e vestibulares”, aponta Nelly Falcão.

“É com imensa alegria que eu lidero esta edição, pois desde o 7° ano comecei a ter contato com o mundo das simulações e me encantei com as diversas possibilidades de poder me articular e trocar conhecimento com os outros colegas”, comenta a secretária geral do Monumf, Lorenn Brandão. A aluna do terceiro ano do Ensino Médico conta que já atuou nas outras edições do evento como observadora, staff, delegada, jornalista e diretora de mesa.

Também fazem parte da organização a Juliana Cambeiro, como secretária acadêmica, e a  Laila Moutinho, como secretária de imprensa, ambas também do terceiro ano. Há ainda a participação dos professores que oferece incentivo e suporte ao evento deste ano, o Ricardo Felipe Caramês e a Keila Cristina Vidinho.

Neste ano, o evento conta com o Comitê dos Direitos Humanos (CDH) que vai discutir o conflito histórico entre Israel e Palestina, e o Júri Jurídico, que julgará quatro casos que fizeram parte do Tribunal de Nuremberg, que foi uma corte internacional criada nos anos 40 para julgar os crimes contra a paz, crimes de guerra e crimes contra a humanidade cometidos pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Haverá ainda um comitê que irá simular a votação da “nova Lei de Segurança Nacional (LSN)” pelo Plenário da Câmara. Ao final das sessões, será submetida à Mesa Diretora a proposta da Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito, a qual deve substituir a Lei de Segurança Nacional em concordância com a Constituição Nacional vigente.

Outro destaque fica por conta do protocolo na vestimenta dos participantes do Monumf. As alunas deixam de lado o uniforme do Colégio Martha Falcão e adotam um visual mais sério através do tailleurs, enquanto os garotos todos aderem aos ternos, em ambos os casos, impecáveis, já parecendo profissionais atuando no mercado.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.