Manaus, 13/05/2021

Política

Kennedy Marques propõe Projeto de Lei que valoriza os protetores de animais em Manaus

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
19/04/2021 16h41

Durante o pequeno expediente desta segunda-feira (19/4), o vereador Kennedy Marques (PMN), solicita dos vereadores atenção ao projeto de lei que visa auxílio para protetores de animais. De acordo com o parlamentar, as pessoas que cuidam de animais, são pessoas de baixa renda ou até mesmo sem renda alguma, e o presente projeto tem como objetivo dar o real valor a esses protetores independentes.

“Esse projeto visa instituir o programa de valorização dos protetores e cuidadores de animais soltos ou abandonados no município de Manaus, o fornecimento de auxílio e subsistência desses animais. Boa parcela dos protetores de animais são pessoas carentes que dividem o pouco que tem com os animais que resgatam, muitas vezes passando fome juntamente com eles. Nesse período pandêmico, o número de animais abandonados aumentou de forma exponencial piorando ainda mais o cenário trágico que se encontram, não apenas nas ruas da nossa cidade, mas também sobrecarregando aqueles que tentam atuar na causa animal”, disse.

Segundo o vereador Kennedy, o projeto de valorização visa enaltecer os protetores através da facilitação do acesso aos serviços veterinários oferecidos pela administração pública, como também fornecer auxílio que viabilize e facilite o cuidado, a preservação e o bem-estar dos animais que estão sob tutela desses protetores.

Sobre os protetores de animais

Os protetores de animais, são pessoas que se dispõem a ajudar e a socorrer os animais, mesmo com vários resgatados e encontrando dificuldades financeiras para lidar com tantos casos que encontram pela frente. Isso faz com que se sobrecarreguem, e por isso é importante que a população colabore com eles.

Apesar de “verdadeiros heróis”, os protetores de animais, são seres humanos que sofrem, choram, se deprimem, ficam doentes e têm suas limitações. Têm suas vidas, trabalham, estudam e têm família, mesmo assim se desdobram para se dedicarem à causa animal. Eles lutam pela defesa dos direitos dos animais e reivindicam do Poder Público apoio para castração, eventos de adoção, leis sobre a proteção animal mais eficazes, campanhas de educação e conscientização da população, além de outras medidas que beneficiem os animais.

Quem se dedica à proteção animal é movido por um sentimento muito forte, a vontade de ajudar e o amor aos animais é o que traz motivação para que possam seguir adiante na causa animal, mesmo quando vem o desânimo. A gratificação de ver o antes e o depois de um animal socorrido, resgatado, adotado e cuidado com amor, carinho e dignidade, esse é o maior prêmio e recompensa a quem se dedica à causa animal.

Na cidade de Manaus, existem aproximadamente, cem protetores de animais, que se dedicam diariamente à causa, e precisam de muita ajuda e políticas públicas para que possam manter esse lindo trabalho.