Manaus, 06/05/2024

Política

LUIZ CASTRO ESTÁ PREOCUPADO COM A SAÚDE PÚBLICA APÓS SUSPENSÃO DE REPASSE

LUIZ CASTRO ESTÁ PREOCUPADO COM A SAÚDE PÚBLICA APÓS SUSPENSÃO DE REPASSE
21/11/2018 21h30

O deputado estadual Luiz Castro (Rede) demonstrou preocupação com a Saúde Pública em um discurso nesta quarta-feira (21) na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), após a publicação de uma portaria do Governo Federal suspendendo os recursos para unidades de atendimento à saúde mental como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) na última sexta-feira (16).

Castro classificou como arbitrária a medida do Governo Federal. “Nós temos uma medida discricionária e arbitrária do Governo Federal que nos atinge e atinge principalmente os pacientes que necessitam do atendimento de saúde mental, aos usuários do serviço e seus familiares, ainda mais nesse momento complexo por qual passa a saúde pública”, lamentou.

O parlamentar relatou ainda, que a situação delicada do sistema público de saúde passa também pelo atendimento em prontos-socorros. “Recebi imagens da situação do Pronto-Socorro 28 de agosto durante esse feriado que mostram pessoas em macas embaixo das escadas, nos corredores e até
nas escadas do hospital. Um atendimento precarizado ao extremo, um mal atendimento como há muito anos não se via no nosso estado, beirando à calamidade.

O Governo atual – que ainda é responsável pela saúde pública – precisa adotar medidas urgentes, pelo menos para minimizar o sofrimento destas pessoas, acelerando as providências para diminuir os débitos da saúde com os profissionais de saúde e fazer os devidos repasses aos municípios que estão desabastecidos de medicamentos e insumos”, aconselhou, reforçando que a obrigação ainda é do governo atual até o final deste ano de 2018.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.