Manaus, 27/04/2024

Amazonas

Maio Roxo: Com alerta sobre as doenças Inflamatórias Intestinais, Policlínica Codajás realiza ação em saúde

<strong>Maio Roxo: Com alerta sobre as doenças Inflamatórias Intestinais, Policlínica Codajás realiza ação em saúde</strong>
20/05/2023 09h40

 Em alusão a campanha “Maio Roxo”, mês de conscientização às doenças inflamatórias intestinais, a Policlínica Codajás realizou, nesta sexta-feira (19/05), consultas com o proctologista e nutricionista no setor especializado III, da unidade de saúde. 

O médico proctologista, Raul Costa explica que as doenças intestinais inflamatórias acontecem quando existe um agente causador da doença. Elas são classificadas como inespecíficas, que são doenças auto imunes e duas doenças específicas: a Retocolite Ulcerativa e Idiopática e a doença de Crohn.  

Os casos mais comuns atendidos na unidade, segundo o proctologista, são, colites por ameba, infecções sexualmente transmissíveis, Crohn e retocolite ulcerativa. “Essas doenças causam mudanças no hábito intestinal como diarréia, com muco e sangramento, além de dores abdominais, com cólicas e perda de peso.   

O médico alerta que todas as doenças intestinais precisam ser diagnosticadas precocemente, para iniciar o tratamento mais rápido. Sangramentos nasais e alterações no intestino devem ser investigadas o quanto antes.   

Ainda de acordo com o especialista, a inflamação crônica não tratada pode aumentar o risco de cirurgias de urgência e uma evolução para um câncer. “Para evitar problemas de saúde no intestino é preciso evitar fast foods, aumentar a ingestão de frutas e verduras, ter uma alimentação saudável, fazer atividade física e dormir bem”, finalizou.  

Atendimento   

O diretor geral da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo explica que a unidade de saúde atende mensalmente cerca de 30 mil usuários do SUS nas mais de 30 especialidades e que o serviço de nutrição e proctologista é regulado. 

“Todo usuário do SUS pode dirigir-se a UBS e em consulta médica de rotina solicitar o atendimento com especialista, para via sistema ter esse atendimento tão necessário para todos nós. Estamos aqui diariamente aguardando cada usuário, com humanidade e profissionalismo necessário”, declarou. 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.