Manaus, 05/05/2024

Cidade

Mais de 20 brigadistas do Ibama vão combater queimadas em cidades próximas a Manaus

Brigadistas do Ibama chegam a Manaus para combater incêndios na Região Metropolitana — Foto: Antônio Lima/Secom
Brigadistas do Ibama chegam a Manaus para combater incêndios na Região Metropolitana — Foto: Antônio Lima/Secom
03/10/2023 14h30

O Amazonas recebeu 23 agentes do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), na segunda-feira (2). Os profissionais vão atuar no combate a incêndios em cidades próximas a Manaus.

A equipe começa a atuar nesta terça-feira (3). O primeiro trabalho será direcionado à extinção do incêndio na margem direita do Rio Negro, em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).

“Nós fizemos um briefing para ambientá-los do que nós estamos fazendo, mantendo a integridade tática da equipe do PrevFogo”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), coronel Orleilso Muniz.

Os agentes do Ibama vão ajudar o Corpo de Bombeiros, especialmente no combate às queimadas na Região Metropolitana de Manaus (RMM).

Incêndio atinge área de floresta em Iranduba, no Amazonas — Foto: Mauro Neto/Secom
Incêndio atinge área de floresta em Iranduba, no Amazonas — Foto: Mauro Neto/Secom

Próximos passos

Ao todo, mais de 40 bombeiros estão atuando no incêndio, que atinge uma área de mata de, aproximadamente, três quilômetros de extensão no Cacau Pirêra. Logo pela manhã desta terça-feira (3), as equipes do Prevfogo fazem um sobrevoo, para reconhecimento aéreo do terreno.

A intenção é traçar as estratégias de combate.

“Como é uma área de turfa, que está pegando fogo na vegetação morta, a gente precisa cavar trincheiras e cortar esse material orgânico, para chegar no material mineral. É um trabalho árduo, complexo. Vamos iniciar com um reconhecimento do local, contando com todo apoio da nossa parte logística, para fazer essas atividades”, afirmou o chefe da Divisão de Monitoramento e Combate do Prevfogo, Lawrence Nóbrega de Oliveira.

O efetivo que chegou na segunda se junta a outros 33 brigadistas do Prevfogo, que estão no Amazonas desde setembro, atuando no combate aos focos de incêndios na Terra Indígena Andirá-Marau, em Barreirinha (a 331 quilômetros de Manaus).

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.