Manaus, 01/05/2024

Cidade

MANAUARA PREFERE USAR 13º SALÁRIO PARA PAGAR DÍVIDAS

Manaus - Tradicionais pontos de comércio de Manaus tem queda no movimento após a crise na segurança pública (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Manaus - Tradicionais pontos de comércio de Manaus tem queda no movimento após a crise na segurança pública (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
27/11/2018 12h30

O pagamento das dívidas com o décimo terceiro salário será prioridade para os manauaras este ano. Ainda com incertezas quanto a economia, a maioria dos consumidores (o equivalente a 22,42%) pretendem pagar as dívidas já contraídas, no entanto, há quem vai priorizar a compra de vestuário (17,50%) para as festas de fim de ano.

É o que aponta pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus). De acordo com os dados, a quantidade de pessoas que vão pagar dívidas aumentou 1,79% frente a 2017. Em contra partida, 17,50% dos trabalhadores devem utilizar parte do benefício para a compra de vestuário; 10,95% pretendem comprar calçados;10,99% devem poupar para fazer frente às despesas do início do ano e 9,24% pretendem comprar alimentos e itens para a ceia.

Os dados estatísticos mostram que no ano passado, período em que a recessão econômica já davam os primeiros passos, 20,63% dos entrevistados disseram que utilizariam o recurso do 13º para pagar dívidas, 19,38% para comprar itens de vestuário, 11,10% para comprar calçados, 11,13% optaram por poupar e 9,18% responderam que utilizaram o recurso em alimentação.

Segundo a pesquisa da CDL Manaus, 55,8% dos entrevistados disseram que contraíram dívidas parceladas este ano, enquanto que, 44,2% dos entrevistados estão sem dívidas.

Quanto aos entrevistados que se endividaram nos últimos 6 meses: 33,1% devem menos de 3 parcelas de sua dívida; 30,6% devem pelo menos entre 4 e 5 parcelas; 13,6% devem, pelo menos, entre 6 a 10 parcelas de sua dívida; 10,7% informaram que não possuem nenhuma dívida; 7,6% devem, pelo menos, entre 11 a 15 parcelas; e 4,5% devem mais de 15 parcelas.

Com relação à forma de pagamento em contraponto ao local que se pretende comprar; os entrevistados informaram que desejam pagar em dinheiro 46,8%; cartão de débito (45,10%) e crédito (59,41%) e realizar as compras no comércio do Centro. Além desses, 23,2% devem efetuar o pagamento em dinheiro; 15,10% no cartão de débito e 2,82% no crédito e realizar as compras no comércio de bairro. Nos shoppings, dinheiro (13,6%); débito (30,20%) e crédito (27,69%).

Consumidor

A pesquisa apresenta, também, a preferência entre homens e mulheres de como pretendem gastar o 13º salário. Tanto homens (25,2%) quanto mulheres (23,5%) pretendem comprar itens de vestuário; 16,9% das mulheres devem pagar dívidas contra 16,9% dos homens. Quando o assunto é poupar, os homens ficaram com 11,6% enquanto que as mulheres atingiram 10,9%. A CDL Manaus ouviu 600 pessoas entre os dias 1º a 4 de outubro.

Consumidor vai quitar dívidas

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM) calcula que pelo menos 35% dos recursos que vão entrar em circulação, por meio dos pagamentos referentes ao 13º salário, ou R$ 88,5 milhões, serão revertidos para a quitação de dívidas dos servidores públicos com o comércio de Manaus.

A FCDL-AM e a CDL Manaus já deram a sua contribuição para a queda da inadimplência ao finalizar, no mês passado, a campanha “Limpe seu Crédito e Faça seu Nome Brilhar”. “Ao longo do mês de outubro foi observado que muitas pessoas fizeram negociações e adiantaram uma primeira parcela pequena e estão contando com essa segunda parcela do décimo para quitar o restante do débito”, estima o presidente Ezra Azury.

A economista Denise Kassama chama essa atitude dos clientes de limpar o nome como “prudente”. “Então acho que essa prudência vai continuar ainda pelo menos até meados de 2019, quando começaremos a sentir algum reflexo da política econômica do novo governo, sentir a tendência”, declara.
A economista alerta para o fato de que o País precisa voltar a crescer e sair deste marasmo econômico. “Então, votando ou não no Bolsonaro, temos que trabalhar pela retomada do desenvolvimento. Penso que a retomada será suave”, diz Kassama.

Lojistas contam com os recursos

“A programação dos pagamentos é casada com as atividades do comércio, assim as ações são realizadas em parceria com o poder público. O comércio se adapta a essa entrada de recursos. Por exemplo, quem começa a receber a segunda parcela do décimo, os aposentados, coincidiu com a campanha da Black Friday. Ou seja: os lojistas contam com esses recursos. Os servidores que vão receber no dia 7 de dezembro, véspera do feriado de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Amazonas, também já foi combinado com os órgãos públicos (Estado e Prefeitura de Manaus) para coincidir com o feriado para também impulsionar o comércio. E os pagamentos que serão efetuados até o dia 20 de dezembro (por lei é a data limite para a quitação da segunda parcela do décimo terceiro) vão coincidir com a semana que antecede o Natal”, finaliza o presidente da FCDL, Ezra Azury.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.