]

Manaus, 23/10/2021

Amazonas

Maués terá a I Copa Indígena Sateré-Mawé

Maués terá a I Copa Indígena Sateré-Mawé
04/10/2021 09h25

Quem disse que os índios não gostam de futebol? A região do Marau, distante dez horas de barco da sede do município de Maués, está promovendo, com apoio da Prefeitura, a I Copa Indígena Sateré-Mawé.

“Nossa população indígena fará a primeira Copa e aproveitamos para levar serviços essenciais. Sabemos que tudo isso só é possível graças à população que participará totalmente imunizada, por isso exigimos as duas doses da vacina, que serão comprovadas para acesso aos jogos”, explicou o prefeito Júnior Leite (PSC).

Os indígenas desta região foram os primeiros a receberem doses do imunizante contra a Covid-19, no primeiro bimestre de 2021. Conforme o decreto federal, todos os profissionais da Prefeitura de Maués para adentrarem em área indígena, obrigatoriamente, fizeram os testes da Covid-19 (PCR-RT). E antes de adentrar ao território Sateré-Mawé a equipe, que está na região desde terça, 28/09, comprovou os exames e a vacinação das duas doses, na barreira sanitária, formada por membros da Fundação Nacional do Índio – Funai.

O evento inédito será realizado no período de 2 de outubro a fim de novembro. Os times são das comunidades indígenas dos rios: Marau, Urupadi e Manjuru, divididos em 60 times de futebol, tanto masculino quanto feminino. Vinte e quatro comunidades indígenas participarão do evento, que vai além do esportivo.

“Nossas equipes estão na região desde terça, com a finalidade de levar serviços sociais como: o cadastramento de novos e atualização do CadÚnico, atendimento psicossocial, atendimento odontológico e clínico, dentre muitos outros. Ou seja, o município está interagindo com os indígenas levando a assistência necessária ”, explicou Leite.

As crianças indígenas não poderiam ficar de fora e terão à disposição serviços do programa “Criança Feliz”, que visa atender a primeira infância (0 a 6 anos), além das gestantes. Para uma melhor interação com os pequenos, um Cineminha foi montado e haverá brincadeiras lúdicas, pinturas, canções.

“Toda essa interação é para que nossos profissionais observem a coordenação motora fina e grossa das crianças, para detectar previamente qualquer deficiência e necessidades destas, além da orientação necessária às grávidas”, informou a secretária municipal de Assistência Social, Renata Eliziario.

Os profissionais das secretarias Semjel, Semsa e Semas estarão presentes durante todo o período da Copa, ofertando os serviços de: emissão de certidão de nascimento, atualização e novos cadastros do CadÚnico, atendimento psicossocial, corte de cabelo, recreação para as crianças, atendimento e exame clínico e odontológico.

A Prefeitura Municipal de Maués só está conseguindo fazer todas estas atividades graças à conscientização da população na imunização da Covid-19, com isso mais de 90 dias não há casos de óbitos no município pela doença.

Fotos: Rodrigo Negreiros

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.