Manaus, 16/05/2022

Amazonas

Moradores da zona rural de Coari, no Amazonas, recebem assistência para combate à covid 19

Moradores da zona rural de Coari, no Amazonas, recebem assistência para combate à covid 19
01/04/2022 16h27

Em meio à flexibilização ao uso de máscaras e regras de distanciamento contra a covid 19 no Amazonas, a Cáritas Brasileira segue realizando ações de combate à pandemia que vitimou mais de 14 mil vidas no estado. Através do Projeto Ajuri – Pela vida da Amazônia, a organização realizou no último mês a entrega de cartões de compra de produtos de higiene para moradores de Coari, município localizado a 363 km de Manaus.

A distribuição de cartões faz parte da segunda etapa do projeto. Foram distribuídos 39 cartões com saldo de R$ 45 que serão usados pelos moradores da zona urbana da cidade cadastrados no projeto para comprar produtos de higiene como água sanitária, álcool em gel, sabonetes, entre outros. Para a dona de casa Yasmin Gomes, 18, moradora do bairro Nazaré Pinheiro, o recurso chega no momento certo. “Foi muito boa essa ajuda que estão nos dando porque são materiais que ajudam a prevenir a covid e são essenciais nesse tempo de pandemia”, afirma Yasmin.

Informação como prevenção

Além dos cartões, os moradores da zona rural receberam 149 kits de higiene e orientações de educadores sociais sobre higiene pessoal, importância da vacinação e uso da máscara. O acesso à informação disponibilizado pelo Ajuri sobre a gravidade e prevenção da covid 19 foi uma ferramenta que transformou a vida dos beneficiários do projeto. É o caso da pescadora Luzinete da Silva, 46, moradora da comunidade São Francisco do Laranjal, zona rural de Coari. A pescadora contraiu a doença junto com sua família e perdeu sua mãe para covid 19 em 2021. Após participar do projeto Ajuri, ela entendeu a importância de se proteger contra a doença. “O projeto chegou numa hora boa, ajudou não só a minha família, mas outras também na questão da prevenção. Agora sabemos mais sobre como lavar as mãos, usar o álcool em gel e limpar a casa”, afirma Luzinete.

Vacinas

O estímulo à vacinação é um ponto de destaque na atual fase do projeto. Coari ocupa atualmente o nono lugar no ranking de vacinação contra a covid 19 no estado com 95.266 doses aplicadas. Por meio de dinâmicas que esclarecem as dúvidas sobre a vacina, os beneficiários do projeto combatem as fake news. “Eu acho a vacina muito importante, já deveria ter tido há muito tempo e assim muitas vidas teriam sido salvas”, concluiu a agricultora Maria Pontes da Silva, 38, moradora do bairro Vila Lourenço. Para Jason Katz, oficial de programas do Escritório de Assistência Humanitária (BHA) da Agência dos Estados Unidos pelo Desenvolvimento Internacional-USAID, financiadora do Ajuri, que esteve presente em Coari, passar a mensagem da importância da vacinação é algo primordial para garantir a saúde das pessoas atendidas pelo projeto.

Na primeira fase do projeto, famílias foram atendidas com a doação de sistemas de captação de água da chuva para consumo. Desde que iniciou, em dezembro de 2020, o Ajuri já beneficiou cerca de 22.500 pessoas nos municípios que atua: Coari, Tefé, Fonte Boa, Itacoatiara e Parintins. Nestes municípios foram realizadas ainda reuniões para debater o andamento do projeto com parceiros locais que vão desde o poder público até pequenos comerciantes. De acordo com a coordenadora do Ajuri, Márcia Miranda, levar o projeto para localidades que muitas vezes o poder público não chega, faz com que seja importante o diálogo com diferentes segmentos de atuação para atender mais pessoas. Um outro ponto levantado pela coordenadora foi o fortalecimento da economia local causado pelo projeto. “Em Parintins, tivemos comerciantes que precisaram contratar mais pessoas para que assim conseguissem atender o projeto que prioriza a compra no comércio local”, enfatiza Márcia.

O Projeto Ajuri pela Vida na Amazônia é desenvolvido pela Cáritas Brasileira, com financiamento da USAID – US Agency for International Development, e apoio da Catholic Relief Services. A execução do projeto acontece em parceria com a Articulação Norte 1, da Cáritas Brasileira, e com as Cáritas das Prelazias de Tefé e Itacoatiara e Diocesanas de Coari e Parintins. Atualmente, o projeto segue em sua segunda fase de realização, continuando com as ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus nos territórios do interior do estado do Amazonas.

FOTOS: Dirce Quintino

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.