Manaus, 28/04/2024

Amazonas

MOTORISTAS INSISTEM EM DIRIGIR EMBRIAGADOS AO VOLANTE

FOTOS: Mateus Nogueira
FOTOS: Mateus Nogueira
26/08/2019 10h51

Mesmo com a proibição aos motoristas em dirigir ao volante de forma alcoolizada, ainda é grande o número de condutores que infringem a Lei Seca.

Como exemplo, neste fim de semana, a fiscalização da Lei Seca, coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), autuou 58 motoristas em Manaus por embriaguez ao volante ou recusa, entre a noite de sexta-feira (23/8) e a madrugada desta segunda (27/8).

No total, 207 motoristas foram submetidos à realização do teste do bafômetro durante todo o fim de semana.

Nos três dias de fiscalização, 75 veículos, sendo carros e 21 motos, foram retidos ao parqueamento do órgão por irregularidades. Além disso, 48 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e 47 Certificados de Licenciamento de Veículo (CRLV) foram recolhidos, e 282 multas foram aplicadas a condutores por diversas irregularidades.

Determinada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a operação é realizada pelo Detran-AM por meio do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), em parceria com Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) e a Polícia Civil.

Prisões em flagrante – Na noite da última sexta-feira (23/08), um homem de 52 anos, foi preso em flagrante durante operação Lei Seca realizada na rua Belo Horizonte, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul da capital. Durante a ação, o condutor se recusou a obedecer à ordem de parada do agente de trânsito e, ao tentar fugir da abordagem, invadiu a contramão. O caso foi apresentado no 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP), o resultado do exame do etilômetro realizado, confirmou a ingestão de bebida alcoólica apontando 0,44 mg/L.

No sábado, outro motorista foi preso na avenida Torquato Tapajós, sendo encaminhado ao 12º DIP, e um terceiro condutor foi flagrado na Avenida do Turismo e apresentado no 19º DIP. Ambos foram flagrados na Lei Seca, apresentando teor alcoólico de 0,42 mg/L e 0,37 mg/L respectivamente.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que caso o teste de bafômetro dê acima de 0,33mg/l, o infrator responde criminalmente, também podendo ser preso em flagrante, pagar multa no valor de R$ 2.934,70, além de recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.