Manaus, 05/05/2024

Cidade

MUSEU AMAZÔNICO INCLUI CIÊNCIA NA PROGRAMAÇÃO DO DIA DAS CRIANÇAS

Museu Amazônico Foto: Reprodução/Facebook
Museu Amazônico Foto: Reprodução/Facebook
07/10/2019 08h00

A agenda cultural do Dia das Crianças já faz parte do calendário anual do Museu Amazônico, órgão suplementar da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A atividade é realizada em parceria com a professora Evelyn Lauria Noronha e com o professor Roberto Mubarac Sobrinho, ambos docentes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A agenda teve início em 1º de outubro, encerrando-se neste dia 12, com um dia inteiro de atividades voltadas ao público infantil e enfoque na popularização da ciência. Todas as atividades são gratuitas. Acesse aqui a programação completa.

Esse segundo momento é organizado em parceria com a equipe técnica da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas: pedagogo Ricardo Lopes, turismóloga Naiara Arruda e o diretor dos Museus da SEC, artista plástico Turenko Beça. Pela UEA, participarão os professores Elder Tânio Gomes de Almeida, Cleusa Suzana de Araújo, Alexandra de Andrade Nascimento, o Clube de Astronomia e pesquisadores que estudam e desenvolvem a popularização da Ciência. O maior diferencial será a adaptação dos temas a esse público.

Segundo pedagoga do Museu Amazônico Ufam, atual diretora da Divisão de Difusão Cultural e organizadora geral do evento, professora Carolina Brandão Gonçalves, “é necessário democratizar a Ciência, desde a infância, de modo a tornar o conhecimento científico familiar e atraente às crianças, uma vez que a Ciência faz parte do patrimônio cultural produzido pela sociedade, no qual elas também fazem parte, não só recebendo passivamente, mas também produzindo cultura”. Ainda segundo ela, “uma das estratégias pode começar pelos Museus, tornando-os espaços que acolham com alegria e diversão esse público, atuem de modo dinâmico e interativo com os pequenos de maneira a ajudá-los a compreender os fenômenos da Ciência, valorizá-los e poderem auxiliá-los a agir no mundo”.

Cronograma

A agenda incluiu visitas itinerantes, partindo do Museu Amazônico, com crianças de 6 a 12 anos, até o Teatro Amazonas (no dia 1º de outubro) ou ao Palacete Provincial (no dia 2 de outubro), ambos pertencentes à Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas. Já no dia 3 de outubro, no Centro de Artes da Ufam (Caua), foi proferida a palestra “Criança: direito, museus e aprendizagem”, gratuita e dirigida ao público com interesse pelos temas da infância.

As atividades do dia 12 de outubro ocorrerão em dois espaços da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas:

Das 9h às 12h – Palacete Provincial: Crianças com Ciência vão aos Museus, Educação científica no Museu: bioprodutos do açaí, Cineminha no Museu: Ciência com animação, atividades lúdicas, jogo de memória, trilha ecológica, visitação aos Museus do Palacete: Imagem do Som, Pinacoteca, Sala de Arqueologia, Exposição Esculturas do Mundo, Museu Tiradentes, Museu Numismática. (Endereço: Praça Heliodoro Balbi, S/N – Centro, Manaus).

Das 16h às 20h – Largo São Sebastião: “Exposição: De olho no céu,” apresenta desenhos de crianças de 04 a 06 anos sobre o que elas sabem a respeito dos astros celestes e é resultado de pesquisa científica de Alexandra Nascimento de Andrade. Das 18h às 20h “O céu não é o limite” o clube de astronomia irá proporcionar, mediante telescópios, um momento de observação do céu, uma atividade aberta a toda a família, crianças e pais.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.