Manaus, 26/04/2024

Esportes

Neymar passará por cirurgia no tornozelo e ficará até quatro meses afastado dos gramados

Neymar está no departamento médico do Paris Saint-Germain, após lesão no tornozelo — Foto: AFP
Neymar está no departamento médico do Paris Saint-Germain, após lesão no tornozelo — Foto: AFP
06/03/2023 16h20

O atacante Neymar passará por uma cirurgia para reparação dos ligamentos do tornozelo direito, depois de sofrer mais uma lesão no local no mês passado. O PSG informou através de nota oficial nesta segunda-feira que o procedimento será realizado em Doha nos próximos dias, e que o jogador deve ficar de fora dos gramados por até quatro meses.

Desta forma, caso o prazo se confirme, Neymar não deve atuar mais na atual temporada, que se encerrará em junho. Ele vinha se recuperando de uma lesão sofrida diante do Lille, no dia 19 de fevereiro, através de tratamento conservador, mas os médicos do clube optaram pela intervenção cirúrgica devido ao histórico recente do jogador de 31 anos.

Neymar Jr teve vários episódios de instabilidade do tornozelo direito nos últimos anos. Após sua última entorse, a equipe médica do Paris Saint-Germain recomendou uma operação de reparação ligamentar, a fim de evitar um grande risco de recorrência. Todos os especialistas consultados confirmaram essa necessidade. Esta cirurgia será realizada nos próximos dias no Hospital Aspetar, em Doha. Espera-se um período de três a quatro meses para seu retorno aos treinos coletivos – diz a nota oficial do clube francês.

As últimas notícias sobre a recuperação vieram na sexta-feira, quando o técnico Christophe Galtier informou que o brasileiro estaria fora, pelo menos, dos dois próximos jogos do PSG – incluindo o duelo decisivo contra o Bayern de Munique, na quarta-feira, pela Champions. Minutos depois, o médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar, explicou que Neymar não foi convocado para o amistoso contra o Marrocos, no dia 25 de março, por uma questão clínica.

A atual lesão no tornozelo direito ocorreu durante o jogo do PSG contra o Lille, pelo Campeonato Francês, no dia 19 de fevereiro. O jogador, que tinha marcado um gol e dado uma assistência na partida, se machucou no começo do segundo tempo e deixou o campo de maca e chorando.

O último problema do jogador na mesma região havia ocorrido em novembro, na estreia do Brasil na Copa do Mundo no Catar. Na ocasião, Neymar teve um edema ósseo detectado logo depois do confronto contra a Sérvia, na primeira rodada, e só voltou a atuar nas oitavas de final, diante da Coreia do Sul.

Ele participou normalmente daquele confronto e também das quartas de final do Mundial, quando a seleção brasileira caiu, e depois retornou para o PSG. Depois disso, participou de nove partidas do clube francês, marcando três gols e dando cinco assistências no período. Diante do Lille, entretanto, voltou a sentir dores depois de uma disputa com Benjamin Andre.

Neymar tem um histórico de lesões no tornozelo direito – citado pelo PSG na decisão de realizar a cirugia. A primeira vez que o jogador teve um problema na região foi em 2014, quando ficou fora de oito partidas do Barcelona por uma entorse nos tendões. Em 2019, Neymar rompeu um ligamento do local, e voltou a ter uma entorse na Copa do Mundo.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.