Manaus, 05/05/2024

Cultura e Entretenimento

NO DIA MUNDIAL DO LIVRO, ESCRITOR AMAZONENSE DESTACA OS BENEFÍCIOS DA LEITURA EM TEMPOS DE PANDEMIA

NO DIA MUNDIAL DO LIVRO, ESCRITOR AMAZONENSE DESTACA OS BENEFÍCIOS DA LEITURA EM TEMPOS DE PANDEMIA
23/04/2020 13h30

A pandemia do novo Coronavírus vez com que várias pessoas em diversos locais do mundo encarem o isolamento social para evitar a propagação do vírus. Mas, ficar em casa durante muitos dias tem sido um desafio para essas pessoas. O melhor é sempre buscar uma alternativa. O escritor amazonense Marcus Antonio, explica que os livros são excelentes companhias para encarar a quarentena. “A leitura tem inúmeros benefícios. Ler, amplia seu vocabulário, te torna mais rico culturalmente, reduz o preconceito, sem contar que é tão terapêutico quanto ouvir musica e ir ao cinema”, declarou o escritor.

Diversos estudos apontam os benefícios da leitura. Questões como dormir melhor e reduzir o estresse são alguns deles. O autor dos livros O Incrível Poder da Semente e o Legado dos Heróis, afirmou que atualmente as pessoas sempre interagem com a tela. Mas é fato que as emissões de sinais eletrônicos colocam sua mente em estado de atenção. “Hoje a quantidade de informações com que as pessoas são bombardeadas todos os dias, principalmente sobre a propagação do coronavírus, tem feito muita gente perder o sono, e aumentar o nível de estresse e medo. Um livro pode acalmar, e sem dúvida melhorar a rotina do sono. Quem lê duas ou três páginas diariamente, sabem bem disso”. Foi o que afirmou Marcus.

O Escritor citou um estudo realizado pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos em 2019 que revela que ler, encoraja mais o ser humano na busca por novas conquistas, além de aprimorar a empatia. De acordo com o estudo, quanto mais você se identifica com um ou mais personagens na leitura, maior é a chance de realizar novas ações. O levantamento mostra ainda que se deixar envolver pela leitura e pelos desafios de personagens do livro traz sentimento de identificação e consequente empatia aos esforços dos outros.

“Sabemos que toda as informações sobre a pandemia são importantes. Mas tão importante quanto, é cuidar da saúde intelectual e mental. Os livros podem ser um refúgio, sem contar que vão te ajudar crescer, ampliar o vocabulário, melhorar a memória e claro aprimorar a inteligência”, afirmou Marcus Antonio

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.