Manaus, 02/05/2024

Cidade

NOVO ARCEBISPO DE MANAUS CELEBRA SUA PRIMEIRA MISSA NESTA SEXTA-FEIRA (31)

NOVO ARCEBISPO DE MANAUS CELEBRA SUA PRIMEIRA MISSA NESTA SEXTA-FEIRA (31)
27/01/2020 16h06

Dom Sérgio Eduardo Castiani irá entregar nesta sexta-feira (31), o posto de arcebispo de Manaus ao seu sucessor, Dom Leonardo Steiner, a celebração será realizada às 19 horas, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, no centro da capital.

A igreja espera receber mais de 5 mil fiéis para a missa de posse do novo arcebispo, já está confirmado a presença do atual presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira, o ex-presidente da CNBB, O cardeal Sergio da Rocha, o  2º vice-presidente da CNBB e Bispo da Diocese de Roraima, Dom Mário Antônio.

Além dos bispos que fazem parte do CNBB Reegional Norte 1, da diocese de Alto Solimmões, Dom Adolfo Zon Pereira e Dom Alcimar Caldas Magalhães, da Prelazia de Borba, Dom Zenildo e Dom Elói Roggia,  da Diocese de Coari,  Dom Marcos Marian Piatek, da prelazia de Itacoatiara, José Ionilton Lisboa, da Diocese de Parintis,  Dom Giuliano Frigenni, da Diocese de São Gabriel da Cacheira, Dom Edson Tasquetto Damian, e da Prelazia de Tefé,  Dom Fernando Barbosa dos Santos. 

Mais dez bispo de outras regiões do Brasil também estarão presentes, além mais de 100 padres e 40 diáconos da arquidiocese de Manaus.

“Nós estamos em grande expectativa de acolher Dom Leonardo, por ele estando a frente  quando foi secretário da CNBB, tem uma visão muito ampla da igreja no Brasil, e vai nos ajudar a contribuir como Manaus a estar em sitônia com a igreja no Brasil”, afirmou Dom Tadeu, bispo auxiliar de Manaus.

Sobre Dom Leonardo

Dom Leonardo Ulrich Steiner nasceu no dia 6 de novembro de 1950 em Forquilhinha (SC). Ingressou na Ordem dos Frades Menores (OFM) no dia 20 de janeiro de 1972, quando foi admitido no Noviciado da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Cursou Filosofia e Teologia em Petrópolis (RJ), de 1973 a 1978, quando os dois cursos eram integrados. Foi ordenado padre pelas mãos de dom Paulo Evaristo Cardeal Arns, seu primo, no dia 21 de janeiro de 1978.

Por sua formação pedagógica, Dom Leonardo assumiu trabalhos na área da educação, compondo os quadros de professores das suas casas de formação. De 1981 a 1982, concluiu o curso de Pedagogia, e de 1987 a 1994 tornou-se “mestre de noviços”. A partir de 1995, o frei Ulrich foi para o Pontifício Ateneu Antoniano, em Roma, onde fez mestrado e doutorado em Filosofia.

De 1999 a 2003 exerceu a função de secretário geral do Pontifício Ateneu Antoniano. De volta ao Brasil, frei Ulrich foi nomeado vigário da paróquia do Senhor Bom Jesus, Curitiba (PR), onde também passou a lecionar na Faculdade de Filosofia São Boaventura.

Por Ana Kelly Franco

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.