Manaus, 06/05/2024

Geral

NOVO FIES: CONFIRA AS ORIENTAÇÕES DA CAIXA

NOVO FIES: CONFIRA AS ORIENTAÇÕES DA CAIXA
17/04/2020 14h40

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma das opções para pessoas que querem ingressar no ensino superior. O programa estudantil abriu novas vagas para realização de novos contratos com início em 2020.

O processo para inscrição e uso do Fies exige atenção a algumas orientações unica sobre o que é e como realizar a renovação semestral, suspensão temporária, transferência integral de curso e de instituição, dilatamento de prazo e encerramento antecipado, que são fornecidas pela Caixa Econômica Federal, responsável pelo cronograma dos contratos a partir de 2018.

Nesta quinta-feira, 16 de abril, do Diário Oficial da União (DOU), publicou as orientações que detalha a Portaria nº 209 do Ministério da Educação (MEC), que trata das regras e procedimentos do Fies.

De acordo com o texto, todos os procedimentos de manutenção do contrato do estudante devem ser realizados por meio do sistema SIFES.

  • Os aditamentos devem seguir os valores dos semestres do curso informado pela mantenedora da instituição superior de ensino no sistema FiesOferta, do MEC, no processo seletivo correspondente à contratação do financiamento.
  • Em situações de aditamento não simplificado, que é quando há alterações nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador ou transferência de curso, é obrigatório que o aluno apresente documentação comprobatória de veiculação à agência Caixa para finalizar a renovação.
  • Para aditamentos simplificados, a renovação é feita por meio de validação no sistema.O aditamento só é permitido caso o estudante esteja em dia com os pagamentos do boleto único.
  • Para regularizar casos de inadimplência, o estudante deve dirigir-se a uma agência da Caixa ou acessar o SIFES para emissão de novo boleto.
  • Pedidos de dilatamento de prazo, suspensão, transferência de curso e de instituição e encerramento antecipado também são solicitados pelo sistema.
  • O texto não vale para os financiamentos concedidos até dezembro de 2017, pois o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o responsável pelos contratos mais antigos.

Da redação com informações da assessoria

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.