Manaus, 08/12/2022

Polícia

Novo método implantado pela SSP-AM torna emissão de certidão de antecedentes criminais mais ágil no estado

Novo método implantado pela SSP-AM torna emissão de certidão de antecedentes criminais mais ágil no estado
24/11/2022 10h30

Para tornar o processo de emissão da certidão de antecedentes criminais mais ágil no estado, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), implantou um novo método para que o cidadão possa obter o documento em um curto espaço de tempo.

Anteriormente, para obter o documento, era necessário enviar um e-mail ao órgão solicitando a certidão. A partir deste primeiro contato, o IIACM tinha um período para disponibilizar um formulário ao solicitante, que deveria ser enviado, também por e-mail, ao Instituto.

Com o novo sistema, assim que o solicitante envia o e-mail ao IIACM, é gerada uma resposta automática já com o link do formulário a ser preenchido. O formulário com os dados do solicitante é inserido automaticamente ao sistema do Instituto, otimizando assim o tempo do cidadão e do servidor.

De acordo com o perito criminal Christian Gama, do IIACM, o novo processo traz mais agilidade e atende melhor esta necessidade da população que às vezes precisa do documento de forma urgente.

“No momento em que criamos esse link, com o formulário de forma direta, se tornou um procedimento mais rápido, sendo entregue (a certidão) no mesmo dia. Essa certidão é um processo necessário para trabalhos e concursos públicos, então essa celeridade vai ajudar muito a população”, explicou o perito.

Ainda segundo o perito, o processo que poderia durar até três dias para ser finalizado agora pode ser concluído em horas.

“Se não houver nenhum erro de preenchimento por parte do solicitante, nós enviamos de volta a certidão em cerca de duas, três horas, com exceção do final de semana”, disse Christian.

Emissões

O e-mail para iniciar o processo de solicitação da certidão de antecedentes é o mesmo usado anteriormente, o [email protected], de onde será gerado um link com o formulário para preenchimento. Segundo dados do próprio IIACM, mais de nove mil certidões já foram emitidas em 2022.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.