Manaus, 06/05/2024

Política

O AMAZONAS TEM QUE REVER SUA POLÍTICA DE SEGURANÇA, AFIRMA SIDNEY LEITE

O AMAZONAS TEM QUE REVER SUA POLÍTICA DE SEGURANÇA, AFIRMA SIDNEY LEITE
28/05/2019 20h00

Para o deputado federal Sidney Leite (PSD), a crise no sistema carcerário do Amazonas, que se arrasta há vários anos e resultou em 57 mortes neste início de semana, revela dois pontos distintos: que o Estado precisa ter, urgente, uma política de segurança que enfrente a escalada da criminalidade e, que mude o modelo de gestão carcerária.

“Hoje as facções criminosas estão comandando o Estado do Amazonas. Não é possível que no domingo à noite, o secretário da Seap afirme que o motim estava resolvido, após as 15 mortes e, na segunda, aparecem mais de 40 mortos dentro dos presídios. O Estado tem que reagir e, reagir rápido não ficar refém de traficante”, afirma Leite.

Além disso, pontua o deputado, o modelo de gestão compartilhada do sistema prisional precisa mudar. “É inaceitável que o Estado pague para cada preso mais de R$ 4 mil, mais caro do que ter uma criança na escola”, acrescenta.

Sidney Leite relembra que desde 2017, o Ministério Público do Estado já recomendava o destrato entre governo e Umanizzare, mas que não foi cumprido. Pelo contrário, a cada ano só aumentam os recursos recebidos pela empresa. Dados do Portal da Transparência do governo apontam que em 2018, foram pagos à Umanizzare R$ 184 milhões.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X