Manaus, 03/05/2024

Cidade

OBRAS: NOVO VELÓDROMO PODERÁ RECEBER COMPETIÇÕES NACIONAIS

OBRAS: NOVO VELÓDROMO PODERÁ RECEBER COMPETIÇÕES NACIONAIS
03/08/2020 11h02

A prática do ciclismo na capital amazonense voltará aos tempos áureos com a inauguração do Velódromo de Manaus, previsto para ser entregue pelo prefeito Arthur Virgílio Neto no próximo mês de setembro. As obras já alcançam 70% de execução e, além da pista de ciclismo, contemplam também a criação de uma quadra de tênis, bicicletário e prédios administrativos, onde devem funcionar as sedes das federações estaduais de ciclismo e tênis.

“Literalmente, mas também com tom metafórico, sempre lutei pelo esporte. Além do jiu-jitsu, sempre tive o costume rotineiro de usar a bicicleta. E, ao longo dos últimos sete anos, junto com minha equipe, sempre busquei formas de incentivar o esporte, seja no seu alto nível, com atletas profissionais, ou na base, proporcionando aos bairros periféricos da capital espaços para a prática esportiva. O velódromo vem para coroar todo esse trabalho”, destacou o prefeito Arthur Neto.

O novo espaço dedicado aos ciclistas está localizado no conjunto Aruanã, bairro Compensa, zona Oeste, e coloca Manaus no rol das poucas cidades brasileiras aptas a receber competições na modalidade. A área da pista é de 1.859 metros quadrados e tem inclinação de 1% na pista de aceleração e de 18% a 36% na de corrida, sendo 18% nas retas e 36% nas curvas.

Segundo o diretor técnico da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Marco Antonio Barbosa, o novo velódromo vem para fortalecer a prática do esporte na região, sobretudo com a possibilidade de criação de escolas para a modalidade. “A pista poderá atender tanto as competições locais, de nível municipal, como regionais. Mas, sem dúvida, o principal ganho será no fortalecimento de ações educativas e recreativas, priorizando o desenvolvimento da base, que será o futuro do ciclismo, com jovens de 12 a 18 anos, como uma eventual copa de bairros de ciclismo de pista”, explicou.

No local, os esportistas também vão usufruir de bicicletário, vestiários masculino e feminino, e seus torcedores vão dispor de duas arquibancadas, sendo uma para cada modalidade, além de banheiros. A acessibilidade para pessoas que utilizam cadeiras de rodas estará garantida com a construção de rampas de acesso.

“O prefeito Arthur Virgílio tem feito obras que são usuais à população e legados que ultrapassam a gestão. Nessa etapa do velódromo, estão sendo construídas as muretas de contenção da pista de ciclismo e também da quadra de tênis, já com os prédios administrativos consolidados”, disse o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Cláudio Guenka, completando que o projeto agrega, ainda, paisagismo, recapeamento das ruas paralelas e ciclofaixas com acesso para avenida Brasil, uma das principais vias da zona Oeste de Manaus.

“Depois de muito tempo, um gestor olhou com carinho para o segmento de ciclismo na nossa cidade. O velódromo está aí para ressaltar a importância desse esporte na formação das pessoas, na formação dos jovens da categoria de base, na formação de caráter das pessoas que já praticam o ciclismo de forma habitual. É um legado importantíssimo para a cidade, porque vamos fazer aqui escolinhas de ciclismo, apresentar uma modalidade nova para a cidade. Sem falar que a federação vai ter uma sede própria, isso é inédito também”, reforçou o presidente da Federação de Ciclismo Amazonense (Feciclam), Juliano Macanoni.

Ele também disse que com a construção de uma quadra de tênis comunitária integrada à pista de ciclismo existe a intenção de que a federação de tênis tenha sede no espaço.

Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.