Manaus, 08/05/2024

Amazonas

Oscar 2021: Capsula Vanessa criada pela Samel, vira documentário

Oscar 2021: Capsula Vanessa criada pela Samel, vira documentário
01/02/2021 15h06

A cápsula Vanessa, equipamento criado pelo grupo de saúde Samel, virou “personagem” do documentário Protocolo da Morte, que figura na lista de inscritos para concorrer à indicação ao Oscar 2021.

As listas de seleção serão reveladas em 9 de fevereiro. As indicações são em 15 de março e o 93º Oscar está marcado para 25 de abril na ABC.

A trajetória da cápsula Vanessa, que se espalhou pelo país e até por países da América Latina, é contada no documentário que conta com belas imagens e depoimentos dos criadores do aparelho.

Desde o início da pandemia, o grupo empresarial defendeu que fosse evitado a todo custo a intubação pelos prejuízos que causa.

Além disso, no primeiro pico da doença, ficou no imaginário da população que intubar é sinônimo de morrer.

Por conta da pandemia, até o momento não se definiu se a próxima cerimônia do Oscar será um grande espetáculo, repleto de números musicais, piadas contadas pelos apresentadores, celebridades subindo ao palco para anunciar os vencedores, premiados gastando o verbo para discursos inflamados e, ao mesmo tempo, sendo aplaudidos por uma imensa e estelar plateia ou teremos de nos contentar apenas com uma deprimente transmissão on-line, sem qualquer glamour, tendo os vitoriosos aceitando as estatuetas de dentro de suas casas.

Karey Burke, presidente de entretenimento da rede de TV ABC e responsável pela transmissão do Oscar, fez recentemente um comunicado oficial: “Estamos em um território novo este ano e continuaremos a trabalhar com nossos parceiros da Academia para assegurar uma edição de celebração e segura”.

Muito sensato, mas nada conclusivo.

ABC e a presidência da Academia ainda não decidiram se a edição de 2021 da maior premiação do cinema terá o formato presencial, remoto ou até mesmo uma mistura das duas coisas, como vimos na última cerimônia de premiação do Emmy.

Certezas, no entanto, há várias. Desde que o mundo se viu obrigado ao trancamento e as pessoas forçadas ao distanciamento social, todos os segmentos da sociedade tentam encontrar formas de mudanças e adaptação.

Diante desse panorama pandêmico, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas logo decidiu pelo adiamento da 93ª cerimônia do Oscar, definindo a nova data para o dia 25 de abril.

Uma vez alterada a data da festa, a Academia também percebeu a necessidade de alterações nas regras da premiação.

Uma das mais importantes é em relação ao período de elegibilidade dos filmes na disputa, que se estendeu de 1º de janeiro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021.

Além disso, quando antes qualquer filme deveria obrigatoriamente ter sido exibido comercialmente numa sala de cinema em Los Angeles, neste ano a Academia irá aceitar os longas que estrearam em outras plataformas – em especial, evidentemente, as do formato digital (ou seja, streaming).

Em consequência dessas e de outras mudanças (ainda que temporárias) já definidas, o anúncio dos indicados ao Oscar 2021 só será feito no dia 15 de março.

Com informações da Jovem Pan

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X