Manaus, 02/05/2024

Amazonas

PARINTINS TEM PROGRAMAÇÃO PARALELA COM SHOWS E PERFORMANCES

PARINTINS TEM PROGRAMAÇÃO PARALELA COM SHOWS E PERFORMANCES
30/06/2019 19h00

A banda Templários abriu a programação paralela da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) durante o 54º Festival Folclórico de Parintins, nesta sexta-feira (28/06), na Praça Catedral do município (a 369 quilômetros de Manaus), com um repertório voltado às toadas mais clássicas dos bois Caprichoso e Garantido. Até domingo, das 16h às 18h, diversas manifestações artísticas serão realizadas no local.

A comerciante Luzimery Félix Oliveira, que participa da mostra, elogiou as atrações. “Os nossos clientes já entram dançando ao som do boi-bumbá. Os turistas estão gostando muito da estrutura que está sendo oferecida e da nossa animação”, ressaltou.

A professora Maria Francilma Souza veio de Manaus para prestigiar o Festival e destacou as melhorias para esse ano. “Cada vez o festival está melhor, e a infraestrutura da cidade está sendo melhorada. Amei as atrações da programação de hoje, principalmente as toadas que tocaram. Dá um ânimo para a gente que está visitando Parintins”, declarou.

Domingo – A banda Templários volta a se apresentar abrindo a programação no domingo (30/06), seguida da Banda Sinfônica, com regência do maestro Alex Souza. O grupo é formado por 30 alunos do Núcleo de Música Popular do Liceu Parintins, que se dividem em instrumentos de sopro e percussão, e tem repertório variado, composto de músicas regionais, nacionais, internacionais e temas de filmes.

O Boi-Bumbá Mineirinho – que defende as cores azul e branca, e tem a letra M como símbolo – encerrará a programação com apresentação que contará com Animador, Apresentador, Marujadinha, Levantador, Amo do Boi, Sinhazinha, Vaqueirada, Porta-Estandarte, Rainha do Folclore, Cunhã-Poranga, Pajé, entre outros itens oficiais.

Sobre o Festival de Parintins – Em sua 54ª edição, o Festival Folclórico de Parintins acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho, a partir das 20h, na Arena do Centro Cultural de Parintins (Bumbódromo). O Caprichoso defenderá o tema “Um Canto de Esperança para Mátria Brasilis”, enquanto o Garantido apresentará o tema “Nós, O Povo”. Cada bumbá terá 2h (no máximo até 2h30) para evoluir por noite. Este ano, o Garantido abrirá, e o Caprichoso fechará a festa no Bumbódromo. A ordem foi definida por sorteio.

Nos três dias, a entrada das Galeras (itens oficiais do Festival) para as arquibancadas será liberada às 15h; e os portões serão abertos para o público em geral às 18h.

Acesso do público infantojuvenil – Por determinação do Juizado da Infância e da Juventude de Parintins, está proibida a entrada de crianças menores de 10 (dez) anos de idade na área destinada às Galeras, ainda que acompanhadas dos pais ou responsáveis.

Também se recomenda aos pais e responsáveis por menores de 5 (cinco) anos a evitar que estes ingressem ou permaneçam nas áreas destinadas às arquibancadas, cadeiras e camarotes. As decisões estão fundamentadas nos artigos 146 e 149 do Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8.069, de 13 de junho de 1990.

Alimentos e bebidas – No início de 2019, o governador Wilson Lima sancionou a Lei 4.782, que permite a entrada de consumidor portando alimentos e bebidas em locais que promovam atividades culturais. Nos dias de Festival, as pessoas poderão levar alimentos e bebidas desde que, conforme também prevê a Lei, as embalagens não causem risco à saúde ou à segurança dos torcedores, e que os produtos não sejam destinados à revenda.

O 54º Festival Folclórico de Parintins tem patrocínio da Coca-Cola Brasil e da Brahma. Sendo assim, também está assegurada na Lei a prerrogativa de se restringir o acesso com produtos de concorrentes diretos das marcas.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.