Manaus, 30/01/2023

Cidade

Paróquia Nossa das Graças promove arraial com bingo, leilão e atrações musicais

Paróquia Nossa das Graças promove arraial com bingo, leilão e atrações musicais
02/12/2022 14h50

A “Festa da Padroeira 2022” em homenagem ao Jubileu de 70 de existência da igreja Nossa Senhora das Graças, na Zona Sul, culminará, este ano, com o tradicional arraial na quadra, dia 3 de dezembro, a partir das 18h, horário da missa. Após a celebração, haverá bingo, leilão, atrações musicais, comida e bebida. A entrada é gratuita.

“Nós queremos convidar você para participar conosco do arraial em homenagem ao Jubileu de 70 anos da igreja Nossa Senhora das Graças. O valor arrecadado com a venda do bingo, comida, bebida, será destinado a reforma do centro de pastoral da paróquia. Contamos com a presença de todos”, convida o pároco da igreja, Luiz Marculino.

De acordo com o padre, os festejos iniciaram dia 17 de novembro com um adesivaço, seguido de carreata percorrendo todo o bairro. A Atividade envolveu todas as pastorais e movimentos da paróquia.

“A programação ocorreu de 17 a 27 de novembro, mas o arraial só será no próximo sábado, 3 de dezembro. Houve novenas, bênçãos, missas para saúde, famílias, gestantes, crianças, casamento, profissionais da educação, trabalhadores, dentre outros. E, no último dia, procissão em honra a Nossa Senhora das Graças e missa campal com a presença do padre Sérgio Lúcio”, contou o pároco.

Devoção

A devoção a Nossa Senhora das Graças teve início em 1830, com as aparições da Virgem Maria à piedosa e humilde Santa Catarina Labouré, na época freira do convento das Filhas da Caridade. Ao todo, foram três aparições que aconteceram no convento das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, em Paris, na França.

“Nesta segunda (28), celebramos a missa em homenagem a Santa Catarina Labouré e distribuímos as medalhas milagrosas de Nossa Senhora. Iniciamos o tempo do advento que nos prepara para o Natal do Senhor”, conclui Marculino.

Origem e jubileu

Para falar da igreja é preciso falar da origem do bairro. Segundo o site www.noamazonaseassim, o Nossa Senhora das Graças surgiu há 82 anos. Foi fundado em 27 de novembro de 1940 e era apenas um beco onde morava o senhor Alfredo Coelho Macedo. Ele ficou tão conhecido pelos outros moradores que ali se instalaram, que o beco foi chamado de Beco do Macedo.

O beco estava localizado próximo a um hipódromo, que mais tarde foi transformado em estádio de futebol, o Parque Amazonense. A área ainda existe, mas serve para a prática esportiva e atividades sociais da comunidade.

A referência à igreja Nossa Senhora das Graças deu o nome definitivo ao local quando foi construída a primeira capela no bairro, em 1953.

Na época, a capela ainda era subordinada à paróquia de Adrianópolis, vindo a ganhar status independente somente em 10 de agosto de 1957, quando foi desligada e oficializada com o nome de Paróquia Nossa Senhora das Graças.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.