]

Manaus, 17/09/2021

Política

Peixoto propõe a criação da Semana do Paradesporto no âmbito do município de Manaus

Peixoto propõe a criação da Semana do Paradesporto no âmbito do município de Manaus
14/09/2021 10h50

O Vereador Peixto (PTC), propôs e obteve a deliberação na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (13/9), o Projeto de Lei n° 501 de 2021, que “Institui a semana do paradesporto no âmbito do município de Manaus e dá outras providências”.

Peixoto esclareceu que o paradesporto corresponde às modalidades esportivas praticadas por pessoas com deficiência. Já com relação à escolha do dia 22 de setembro para celebração da Semana, o vereador explicou que em 2012, a partir da Lei Federal nº 12.622/2012, foi instituído, em 22 de setembro, o “Dia Nacional do Atleta Paraolímpico”, motivo pela qual se escolheu esta data para o Dia do Paradesporto, bem como para realização da Semana do Paradesporto.

Peixoto destacou ainda que a Semana Municipal do Paradesporto realizar-se-á anualmente na semana do dia 21 a 28 de agosto, em conjunto com a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, e objetiva implantar a cultura de respeito e valorização às pessoas com Deficiência, em especial crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino, além da promoção do desenvolvimento de suas habilidades motoras, aptidão física, cognitiva, psicomotora, psíquicas e sociais, por meio da prática esportiva, contribuindo assim para a conscientização do paradesporto.

Dentre os objetivos do Projeto, cabe destacar que este visa o incentivo à participação das crianças e adolescentes em práticas paradesportivas; a inclusão social, a difusão na sociedade das múltiplas modalidades esportivas, além da conscientização da comunidade em relação à situação das pessoas com deficiência de que as práticas esportivas são instrumentos de inclusão social.

“Acreditamos que o respeito e a inclusão social de pessoas portadoras de necessidades especiais começam com políticas públicas voltadas para educação e ações de valorização do desporto, motivos estes pelos quais nos fizeram propor, e com muita alegria, ver deliberado por nossa augusta casa, o projeto em questão”, comemorou Peixoto.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.