Manaus, 04/05/2024

Brasil

PF diz que esquema de fraude em plano de saúde era comandado por ex-vereador e toda família

Foto: Jander Robson/ Portal do Holanda
Foto: Jander Robson/ Portal do Holanda
04/10/2023 14h15

Mesmo sem citar nomes, o chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da Polícia Federal, delegado Pablo Michel, disse que o esquema fraudulento de planos de saúde desarticulado durante a Operação Tesouro Oculto nesta quarta-feira (4) era comandado por um ex-vereador e toda a sua família.

“O grupo (criminoso) tem como líder um ex-parlamentar e basicamente toda a sua família engajada na empreitada criminosa. O trabalho de investigação se originou na Receita Federal do Brasil e, com o avançar das investigações, foram obtidos elementos contundentes de materialidade, autoria e circunstâncias criminosas que permitiram o pleito ao cumprimento das medidas tomadas no dia de hoje. A investigação ainda segue em andamento”, disse Pablo Michel.

O mesmo foi reforçado pelo delegado federal Sávio Pinzon, que disse que o ex-vereador Ronaldo Tabosa seria o dono de algumas empresas investigadas nesta operação, ao confirmar questionamentos de jornalistas.

“Certamente a participação do principal alvo da operação seria ele que é o proprietário de fato de algumas empresas e se utiliza de terceiras pessoas como ‘laranjas’ para estarem a frente dos negócios oficialmente”, disse.

A investigação iniciou-se em 2019 e apurou um esquema de criação de empresas fraudulentas, por meio de organização criminosa, que fazia a utilização de “laranjas” (sem ciência da sua condição de participante na ação) e de “testas de ferro” (com ciência da participação).

As empresas eram criadas de fato, com CNPJ constituído, com o intuito de darem continuidade a atividade ilegal de venda de planos de saúde sem registro na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), além de sonegar créditos fiscais, frustrar direitos trabalhistas, fraudar credores e lavar os ativos ilícitos obtidos por meio.

Fonte: Portal do Holanda

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.