Manaus, 08/05/2024

Cidade

POLÍTICAS DE SAÚDE PARA A MULHER É TEMA DE CAPACITAÇÃO PARA LÍDERES COMUNITÁRIOS

Foto – José Nildo / Semsa
Foto – José Nildo / Semsa
18/10/2019 08h30

Lideranças comunitárias da zona Leste de Manaus participaram, na manhã desta quinta-feira, 17/10, da I Qualificação em Saúde da Mulher. A capacitação é parte das estratégias adotadas pela Prefeitura de Manaus para tornar o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) em agente de mudança, qualificando o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O evento ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Gebes de Medeiros Filho, localizada no bairro Jorge Teixeira.

Na qualificação, a enfermeira Amanda Lins, da área técnica de Saúde da Mulher do Distrito de Saúde (Disa) Leste, apresentou ao público a política do SUS voltada para as mulheres, bem como as diretrizes brasileiras de rastreamento de câncer de colo do útero, para aumentar a cobertura dos serviços ofertados pela Semsa.

“Nada melhor que reunir os líderes comunitários e informá-los sobre as atividades e ações de saúde da mulher, para que eles nos ajudem a combater a mortalidade infantil, materna, reduzir os índices de mulheres com câncer de colo uterino, sendo porta-vozes junto à comunidade”, declarou a enfermeira Amanda Lins.

No decorrer do evento os participantes foram informados, por exemplo, de que as mulheres com o pré-natal de baixo risco podem ser atendidas não só pelo médico clínico, mas também pelo enfermeiro. Áreas ainda classificadas com vazios assistenciais estão dentro da programação de capacitação de agentes comunitários nos próximos meses.

Para o presidente da Associação dos Moradores do bairro Gilberto Mestrinho, Elenilson do Nascimento Oliveira, iniciativas como essa valorizam o papel do cidadão na sociedade, que passa a atuar como colaborador para a execução das politicas de saúde que já existem, mas que muita gente ainda desconhece.

“A partir dessa capacitação a minha missão será difundir, lá na minha comunidade, as informações repassadas a nós para que as pessoas possam usufruir melhor do que é ofertado pela Semsa”, assegurou Elenilson.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X