Manaus, 26/04/2024

Cidade

Prefeitura de Manaus oferece opções de lazer na temporada de férias com entrada gratuita

Prefeitura de Manaus oferece opções de lazer na temporada de férias com entrada gratuita
13/01/2023 11h58

Passar férias na capital amazonense é sinônimo de vivenciar uma imersão histórica, cultural e, sobretudo, artística. Por isso, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), dispõe de programações e lugares gratuitos que variam de visitação monitorada à imersão artístico-cultural.

“Manaus é uma ótima opção para passar o período de férias. A população precisa conhecer mais sobre aquilo que a cidade oferece. A Prefeitura de Manaus pensou com muito carinho acerca da temporada de férias e receberemos todos de braços abertos”, disse a diretora-presidente, em exercício, Oreni Braga.

Museu da Cidade de Manaus

O Museu da Cidade de Manaus oferece visita monitorada em todo o espaço com a presença de personagens históricos da capital amazonense, além de indígenas e caboclos ribeirinhos.

O Centro Cultural dispõe das salas “Afluentes do Tempo”, “Casas-Cabeças”, “Banhos de Origens”, “Anéis de Crescimento”, e “Rios Voadores”, que mostra a evaporação da água e o ciclo das chuvas na capital em quatro globos.

O Museu está com a exposição “Reclicarte” do artista plástico Alfedo Borret que incita a percepção sobre a relevância da utilidade de materiais que seriam descartados, e também da grandiosidade, beleza e impacto que a criatividade pode aguçar no visitante.

As visitações ocorrem de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h20, com agendamento prévio pelo e-mail: [email protected]. O Museu da Cidade de Manaus fica localizado no Paço da Liberdade, na rua Gabriel Salgado, Centro (em frente à Praça Dom Pedro II).

Centro Cultural Oscar Ramos

O espaço fica instalado nas duas das casas consideradas as mais antigas da capital, números 69 e 77, na rua Bernardo Ramos, Centro Histórico de Manaus, e foi totalmente restaurado pela prefeitura para abrigar o acervo de Oscar.

Construídas em 1819, as casinhas, feitas à base de taipa (barro, madeira e pedra), figuram entre as primeiras moradias de Manaus e carregam em sua arquitetura uma parte da história da cidade, do período colonial.

A Casa 69 abriga a exposição permanente de Óscar Ramos. Obras como pintura, escritos, figurinos, produções, desenhos de moda do artista, objetos pessoais como mobílias utilizadas por Óscar, capas de LPs, estão entre os artigos e objetos expostos no local. Já a Casa 77 sedia exposições temporárias de artistas, com quadros de Óscar que nunca foram expostos em outro local, entre outros materiais. O museu conta com a curadoria do artista José Cardoso, e direção artística do multiartista Sérgio Cardoso.

O centro cultural é aberto ao público de segunda à sexta-feira, das 9h às 14h, com entrada gratuita.

Biblioteca João Bosco Pantoja Evangelista

A Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista é um dos principais centros de pesquisa e leitura da capital amazonense. Inaugurada em 1908 como sede da Liverpool School of Tropical Medicine, primeira no mundo dedicada à pesquisa e ao ensino em medicina tropical, tornou-se, no início dos anos 1980, um botequim bastante frequentado na época, o Pinguim. Apenas em 1997 foi transformada em biblioteca.

Integrante do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), o espaço recebeu esse nome em homenagem ao professor, escritor, poeta e jornalista João Bosco Pantoja Evangelista, um dos fundadores do Clube da Madrugada e da União Brasileira de Escritores (UBE) do Amazonas.

Depois de mais de 10 anos fechada, a biblioteca pública municipal João Bosco Pantoja Evangelista foi entregue à população pela Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, com seu acervo de mais de 32 mil livros com um dos maiores autores de literatura regional, e conta com mostra de quadros de pintores amazonenses como Moacir Andrade, Jair Jacqmont, Monik Ventilari e Ericky Nakanume, tornando-se o novo centro cultural da capital.

A biblioteca está aberta ao público de segunda a sexta-feira, de 9h às 14h, com entrada gratuita.

Exposição ‘Vida e Cores’

A exposição de arte “Banho de Origens – MAO 353 – Vida e Cores” está aberta para visitação, de forma gratuita e retrata a vida na Amazônia por meio da fauna e flora, o cotidiano ribeirinho e as tradições indígenas, e ainda é um suporte para a chegada dos transatlânticos que aportam na cidade durante a “Temporada de Cruzeiros 2022/2023”.

Dez obras contemporâneas do artista plástico uruguaio, Pietro Bruno, estão em exposição no pavilhão Universal, localizado na praça Adalberto Vale, em frente à praça Tenreiro Aranha, no Centro Histórico de Manaus. A exposição está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e não é necessário realizar agendamento.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.