Manaus, 29/01/2023

Cidade

Prefeitura de Manaus oferta teste rápido para Covid-19 em escolas municipais

Prefeitura de Manaus oferta teste rápido para Covid-19 em escolas municipais
07/12/2022 15h30

A Prefeitura de Manaus iniciou, nesta terça-feira, 6/12, a oferta de testes rápidos de antígeno para detecção da Covid-19 em escolas municipais. O serviço é resultado de uma ação articulada pelas secretarias municipais de Saúde (Semsa) de Educação (Semed), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).

 

O projeto “Testagem Rápida da Covid-19 para a comunidade escolar no âmbito da Atenção Primária à Saúde” foi realizado no Centro Municipal de Educação Infantil Rita Fonseca Veloso (Cmei), localizado no bairro Cidade Nova, zona Norte, e na escola municipal Serafina Cinque, no Tarumã, zona Oeste da capital.

 

 

A testagem rápida foi ofertada para servidores, alunos e pais dos alunos que estudam nos estabelecimentos de ensino e tem o objetivo de fortalecer as medidas de proteção e enfrentamento à Covid-19 na capital. A estimativa é de que 1. 091 pessoas sejam testadas até o fim da ação nesta quarta-feira, 7/12.

 

 

O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, explica que a medida é importante para eliminar a cadeia de contaminação por meio das ações de prevenção e promoção da saúde e, ao mesmo tempo, acompanhar as mudanças no cenário epidemiológico.

 

 

“Os resultados das testagens serão notificados por meio da “Ficha de investigação de sintoma gripal suspeito de doença pelo novo coronavírus” no e-SUS Notifica. É importante salientar que o teste rápido deve ser feito em pessoas sintomáticas, entre o segundo e o sétimo dia do início dos sintomas, a partir dos 10 anos nas escolas públicas”.

 

 

Até que a oferta de testagem rápida aconteça, as equipes da Semsa seguem um cronograma que contempla a identificação de casos suspeitos de Covid-19 no ambiente escolar, por meio do Sistema de Monitoramento das Condições de Saúde na Educação (Simsed) e pela plataforma Sasi. Após a notificação e inserção de casos no sistema e-SUS, a Semsa programa e realiza a testagem rápida de antígeno nas escolas identificadas pelos Distritos de Saúde ou Comitês de Saúde locais.

 

 

Nas unidades educacionais de ensino infantil, ou seja, nas creches e nos Cmeis, a testagem será ofertada somente para os profissionais de educação e demais servidores. Nas escolas de ensino fundamental 1 e 2 e Educação de Jovens e Adultos (EJA), o teste poderá ser feito em pessoas a partir dos 10 anos de idade.

 

 

Nesta quarta-feira, 7/12, a testagem rápida prossegue na escola municipal Serafina Cinque e na escola municipal Aristofane Bezerra de Castro, no bairro Cidade de Deus, na zona Norte.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.