Manaus, 26/04/2024

Cidade

Prefeitura de Manaus sanciona lei que proíbe banheiros multigêneros

Placa de banheiro de gênero neutro em Nova York — Foto: Mike Segar/Reuters
Placa de banheiro de gênero neutro em Nova York — Foto: Mike Segar/Reuters
21/10/2022 10h50

O prefeito de Manaus, David Almeida, sancionou, na terça-feira (18), a Lei que proíbe a instalação e o uso de banheiros multigêneros em estabelecidos públicos e privados na capital.

O projeto de lei, que já havia sido aprovado na Câmara Municipal da cidade, é de autoria do vereador João Carlos (Republicanos).

Segundo a Lei, entende-se por banheiro multigênero aquele que pode ser utilizado por homens e mulheres simultaneamente.

Agora, de acordo com a nova lei, os banheiros devem ser mantidos individuais para homens e mulheres, contendo identificação para cada gênero, respeitando-se sua privacidade.

Ainda conforme o texto, nos estabelecidos em que não seja possível a instalação de banheiros específicos para cada gênero, fica autorizado o uso de forma alternada e individual por homens e mulheres, como sempre aconteceu.

A nova lei diz ainda que os estabelecidos, sejam eles públicos ou privados, que disponibilizarem banheiros aos seus clientes, ficarão responsáveis pela fiscalização e cumprimento do dispositivo.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.