Manaus, 27/04/2024

Cidade

PREFEITURA IMPLANTA LOGÍSTICA DIFERENCIADA PARA COLETA DE LÂMPADAS FLUORESCENTES

PREFEITURA IMPLANTA LOGÍSTICA DIFERENCIADA PARA COLETA DE LÂMPADAS FLUORESCENTES
12/03/2019 08h30

A capital amazonense já conta com um serviço de limpeza diferenciado na coleta de lâmpadas fluorescentes. Em consonância com a Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Prefeitura de Manaus incentiva o estabelecimento da cadeia de logística reversa para os produtos de iluminação, de maneira a separar os componentes nocivos e promover a reciclagem de outras partes, como o vidro.

“Ao longo desta gestão, muitos foram os avanços na limpeza urbana e na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, desde a inclusão dos catadores até a oferta de novos serviços. E vamos avançar ainda mais nessa área que considero uma das prioritárias no serviço público”, destaca o prefeito Arthur Virgílio Neto.

A população já tem à disposição cinco pontos de coleta para lâmpadas fluorescentes, disponibilizados pela empresa Norte Brasil, vinculada à Reciclus – uma organização sem fins lucrativos, idealizada, formada e sustentada por empresas fabricantes, importadores de lâmpadas e equipamentos de iluminação – que tem o intuito de organizar a coleta e o encaminhamento desses produtos. Essa iniciativa conta com o incentivo e apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretária Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

“O descarte das lâmpadas fluorescentes sempre foi um problema, porque elas contêm elementos químicos bastantes prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Não é correto que sejam descartadas no lixo doméstico”, reforça o secretário municipal de Limpeza, Paulo Farias.

As lâmpadas de sódio, mercúrio ou mistas possuem componentes não-reutilizáveis, que necessitam ser armazenados em lugares especiais após o descarte e encaminhamento correto. Outros materiais da lâmpada descartada, como o vidro, que representa 95% da composição, e metais podem ser separados e enviados para reciclagem, tornando-se novos produtos.

Paulo Farias ressalta que a atividade faz parte de um acordo setorial, onde os fabricantes e importadores se comprometem a instalar pontos de coleta. “Para nossa satisfação, os primeiros pontos de coleta para as lâmpadas fluorescentes já estão disponíveis na cidade. Essa é uma boa novidade para que a população faça o descarte correto, dando uma imensa contribuição para o meio ambiente”, conclui.

Locais de descarte

  1. SV Instalações Ltda. – Rua Santos Dumont, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul
  2. SV Instalações Ltda. – Avenida Cosme Ferreira, Coroado, zona Leste
  3. Makro Atacadista S.A. – Avenida Lourenço da Silva Braga, Centro
  4. Makro Atacadista S.A. – Avenida Rodrigo Otávio, Japiim, zona Sul
  5. BA Elétrica – Avenida Mário Ypiranga, Flores, zona Centro-Sul

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.