Manaus, 26/04/2024

Cidade

PREFEITURA INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO E AUTUA CAFÉS DA MANHÃ POR DESRESPEITO AO DISTANCIAMENTO SOCIAL

PREFEITURA INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO E AUTUA CAFÉS DA MANHÃ POR DESRESPEITO AO DISTANCIAMENTO SOCIAL
21/09/2020 10h00

A Prefeitura de Manaus intensificou a fiscalização sanitária em balneários e cafés da manhã, neste domingo, 20/9. A ação faz parte das novas medidas de prevenção e controle ao novo coronavírus anunciadas pelo prefeito Arthur Virgílio Neto. A inspeção autuou cafés da manhã que não respeitavam o distanciamento social e outras medidas preventivas à Covid-19 na feira do Parque Dez, zona Centro-Sul. A fiscalização ocorreu, ainda, nas zonas Oeste, Leste e rural.

Equipes da Vigilância Sanitária municipal (Visa Manaus), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), fizeram inspeção nos estabelecimentos para verificar o cumprimento das recomendações higiênico-sanitárias estabelecidas para o período de pandemia, como o distanciamento social, o uso obrigatório de máscaras e a disponibilidade de álcool em gel 70%.

Na feira do Parque Dez, os oito boxes que oferecem café da manhã foram autuados por não respeitar o distanciamento social, com mesas próximas, e por não respeitar outras medidas preventivas relacionadas à Covid-19.

“Nessa operação de hoje, o propósito é verificar as ações de enfrentamento à Covid-19 nos cafés da manhã e nos balneários. Estamos verificando se os estabelecimentos estão conseguindo manter o distanciamento social, se estão exigindo o uso de máscara e se estão disponibilizando meios para higienização das mãos, como pia e sabão ou o álcool em gel”, reforçou o fiscal da Visa Manaus, Jardson Braz.

Nos outros 16 espaços comerciais fiscalizados, 13 eram cafés da manhã e três balneários. A equipe de fiscais da Visa não encontrou irregularidades passíveis de autuação, apenas orientou e fez recomendações aos responsáveis dos estabelecimentos.

A multa aplicada nos casos de aglomeração, por exemplo, é de 20 UFMs (Unidades Fiscais do Município), mas aumenta a cada reincidência, podendo chegar a 400 UFM, o que corresponde a aproximadamente R$ 40 mil. Os espaços que estiverem descumprindo as regras poderão ser interditados e multados.

A ação vai se repetir nos fins de semana e complementa a programação de inspeções semanais da Visa feitas individualmente ou em parceria com outros órgãos fiscalizadores, como os agregados na Central Integrada de Fiscalização (CIF).

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.