]

Manaus, 23/10/2021

Cidade

Prefeitura realiza reunião ampliada para discutir políticas públicas para PcDs

Prefeitura realiza reunião ampliada para discutir políticas públicas para PcDs
09/10/2021 15h00

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou uma reunião ampliada, para discutir políticas públicas para Pessoas com Deficiência (PcDs), em alusão ao Dia Nacional do Deficiente Físico, cuja data é celebrada em 11/10, próxima segunda-feira. O encontro ocorreu nesta sexta-feira, 8, no Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM), no conjunto Duque de Caxias, bairro Flores, zona Centro-Sul.

O evento contou com a participação de Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que apresentaram sugestões, tanto para a área de promoção quanto para a de assistência social, e a apresentação de propostas da Proteção Social Básica para o segmento, no sentido do atendimento domiciliar.

 

“Essa reunião é para mostrar os serviços que nós da Semasc temos para trabalhar com as pessoas com deficiência. Sabemos que existe uma grande dificuldade em todos os aspectos, seja na saúde, na assistência social, na acessibilidade, no entanto, essa gestão está empenhada nesse processo de organização. Estamos aqui justamente chamando os segmentos representantes da pessoa com deficiência, para que possamos encaminhar aquilo que for demanda dessas pessoas”, informou a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes.

 

O Dia Nacional do Deficiente Físico é uma forma de sensibilização da sociedade, tendo como objetivo a garantia da promoção dos direitos e inclusão dos deficientes físicos na sociedade.

 

“A Semasc trabalha com a pessoa com deficiência, de modo geral, pela área dos direitos humanos no sentido da promoção dos direitos e na área da assistência social, com a inclusão nos serviços e programas não só sociais, mas nas diversas políticas públicas, garantindo aos deficientes a consolidação dos direitos que eles têm consignados em lei”, afirmou, a subsecretária de Políticas Afirmativas para as Mulheres e Direitos Humanos da Semasc, Graça Prola.

 

O presidente do Instituto PCD Juntos Somos Mais Fortes, Frank Felix, comentou sobre a importância do encontro. “Estamos sugerindo ideias de como ensinar Libras, ensinar o PcD a tocar algum instrumento. Para os surdos temos ideias para melhorar a inclusão desse público, os capacitando para o trabalho. Estamos felizes pelo convite de estar participando aqui hoje”, concluiu.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.