Manaus, 04/05/2024

Amazonas

PRESOS DO REGIME SEMIABERTO CONCLUEM CURSOS DE SOLDADOR E ELETRICISTA

Foto: Divulgação/Seap
Foto: Divulgação/Seap
22/01/2020 12h23

Com o objetivo de ressocializar e capacitar profissionalmente, nesta terça-feira (21/01), 37 reeducandos apenados dos regimes aberto e semiaberto receberam certificados dos cursos de Soldador e Eletricista Residencial e Predial. A cerimônia aconteceu no auditório do órgão, localizado na rua Gabriel Salgado, s/nº, Centro, zona sul de Manaus.

Dos 37 reeducandos, 13 são do curso de soldador, com carga horária de 30 horas; e 24 do curso de eletricista, esse com carga horária de 40 horas. As aulas tiveram início, respectivamente, em outubro e novembro do ano passado, e aconteciam na unidade do Centro de Ensino Iemac, localizada na avenida Djalma Batista, Edifício Milhomem Center, 3º andar.

No curso de soldador, os participantes aprenderam sobre noções de metalurgia e de eletricidade aplicada à soldagem, juntas, máquinas, equipamentos e ferramentas para a prática, além da importância da segurança e uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), entre outros.

Já no curso de eletricista, os conteúdos incluíram, entre outros, conceitos de tensão, corrente e potência elétrica; padrão de entrada residencial; circuitos de tomada e iluminação; leis de OHM e Kirchoff; geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; emenda, solda e isolação de condutores elétricos.

Após a conclusão dos cursos, os reeducandos serão cadastrados no programa Sine Manaus, voltado à reinserção no mercado de trabalho.

Luís* (nome fictício) é o reeducando que cumpre pena em regime semiaberto. Ele já havia participado do curso de refrigeração oferecido pela Seap, e para complementar a formação realizou agora o de eletricista residencial e predial.

“Com o primeiro curso que eu fiz, muitas portas já se abriram para mim. Acredito que agora terei ainda mais oportunidades de melhorar de vida, então só tenho a agradecer por esse incentivo”, afirmou.

Os cursos foram realizados em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e o Instituto de Educação Professor Marchelle de Almeida Crispim (Iemac), sob supervisão do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc) da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

*Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.