Manaus, 26/04/2024

TECNOLOGIA

Prints do WhatsApp Web não poderão ser usados como prova

Prints do WhatsApp Web não poderão ser usados como prova
18/06/2021 11h10

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que as provas obtidas por meio de capturas de tela feitas através da plataforma WhatsApp Web são ilícitas e devem ser retiradas dos autos dos processos.

A Corte já havia tomado decisão semelhante em março deste ano. Para os ministros, tanto as mensagens recebidas quanto enviadas podem ser apagadas sem deixar vestígios e, logo, o print pode não conter a conversa inteira.

– As mensagens obtidas por meio do print screen da tela da ferramenta WhatsApp Web devem ser consideradas provas ilícitas e, portanto, desentranhadas dos autos – afirmou o relator, ministro Nefi Cordeiro.

O entendimento dos integrantes do STJ faz parte de um processo em que os réus foram acusados de corrupção, e que as telas salvas do WhatsApp Web com conversas que provariam o crime teriam sido entregues de forma anônima aos investigadores. No entanto, as demais provas, produzidas depois da denúncia, foram mantidas.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.